Agências bancárias poderão escolher horário alternativo de abertura e fechamento

2015-04-10_190211

Bancos ainda não divulgaram se adotarão horários diferenciados

A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) informou que, com a flexibilização do isolamento social no país, os bancos terão autonomia para escolher o horário de abertura e fechamento das agências, de acordo com suas características e políticas internas. O Sindicato dos Bancários de Bento Gonçalves afirma que está acompanhando o assunto para auxiliar os trabalhadores do setor.
Segundo a entidade, o mobile banking e o internet banking tiveram grande expansão durante o período de isolamento social e ganharam a preferência dos consumidores brasileiros. De acordo com a entidade, ao longo dos últimos anos os bancos aumentaram os seus investimentos em tecnologia como forma de acompanhar a aceleração da digitalização de seus serviços e de seu modo de trabalhar, com mais facilidade, conveniência e segurança aos consumidores.
De acordo com Valdir José Bussolotto, presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Bento Gonçalves (SEEB/BG), ainda não há informações sobre possíveis alterações de horário de atendimento. “Estamos ainda sob vigência de Medida Provisória da Covid, que regra o atendimento das agências bancárias, após essa MP perder a validade vamos acompanhar o que os bancos irão orientar seus funcionários”, explica.
Para o presidente, a mudança da regra e liberação de atuação de horário de responsabilidade de cada instituição bancária é aceitável e que cada banco sabe qual é seu horário de maior fluxo de atendimento para se adequar à demanda. “Cada banco terá que atender o público no mínimo por 5 horas, sendo obrigatório atendimento das 12h às 15h. Mas, ainda não sabemos que bancos e como será escolhido os horários de atendimento”, conta.
Segundo Bussolotto, a SEE/BG irá observar os movimentos dos bancos para auxiliar funcionários e público sobre possíveis mudanças. “Vamos nos preocupar com o bem estar dos empregados. Nós vamos observar e ver o que será oferecido e também se haverá melhora para o bom atendimento ao público”, garante.
Horários em vigor
O Santander informou que voltou a trabalhar das 10h às 16h desde o primeiro dia útil de outubro e destacou que algumas agências, como as que concentram pagamento de INSS, abrem às 9h. A Caixa deve retomar os horários pré-pandemia (entre 10h e 16h) a partir de 23 de novembro. Até a data, as agências funcionam das 8h às 13h, exclusivamente para serviços essenciais.
O Bradesco, por outro lado, afirmou que manterá seu horário de funcionamento entre 10h e 14h enquanto durar a pandemia. O mesmo fará o Banco do Brasil, que vai continuar funcionando das 10h às 14h.