A tendência do jardim suspenso com garrafas pet

2015-04-10_190211

Jardim suspenso encanta a humanidade desde os tempos áureos da Babilônia. Flores trazem consigo vida em cores, aconchego e bem estar. Cada vez mais o jardim suspenso ganha novos fãs.
Em nossos dias com espaços cada vez mais reduzidos um jardim suspenso é uma opção mais certa para cultivar suas flores, em um apartamento, em casas com quintais pequenos, nas paredes exteriores e até mesmo no interior das residências. Quando é possível aliar sustentabilidade e beleza o resultado é ainda melhor.
Uma possibilidade fantástica é a criação de um jardim suspenso com garrafas pet, além de ser fácil de fazer, o reaproveitamento das garrafas pet, contribui muito para melhoria do meio ambiente.

Passo a passo
Defina o local – A definição do local onde o jardim suspenso vai ficar é muito importante, é preciso verificar a incidência de sol e sombra, se os ventos e chuva podem atingi-los. Verifique o espaço disponível para dimensionar o material que deve ser usado.
Material – Separe as garrafas pet de 2 litros, limpas e vazias, tantas quanto for necessário para montagem do jardim suspenso, arame ou barbante, corda de varal, tesoura, faca ou algo cortante, cordoalha, arruelas (para quem optar por usar arames ou cordoalha) terra e mudas das flores a serem plantadas.
Preparando as garrafas -Todas as garrafas devem ser cortadas igualmente, deixe o espaço de três dedos entre o fundo e o inicio do corte. Na parte de cima conte um palmo da ponta da garrafa até o inicio do corte.
O ideal é que todas as garrafas tenham a mesma referencia para o corte, assim vão manter a simetria quando penduradas. O corte deve ser feito como se fosse uma janela em apenas um lado da garrafa.
Faça dois furos próximos à abertura na garrafa pet na parte superior e inferior, é nestes furos que a corda de sustentação vai passar por isto atenção quando fizer os furos para que todos tenham a mesma distância.
Passe dois fios pelos furos feitos anteriormente estes vão manter a garrafa pet presa e garantir sua sustentação. Se você optar pelo uso do arame ou cordoalha, faça este procedimento e utilize as arruelas logo abaixo da garrafa pet elas servem de “calço” e não a deixam escorregar. Se a opção for barbante ou corda de varal basta dar um nó na altura em que a garrafa pet deve ficar.
Plantio das flores – Coloque terra nas garrafas pet, dê preferência para terra vegetal e plante as mudas das flores que mais agrada, mas leve em consideração a escolha de plantas perenes que evitam manutenção constante, o que muitas vezes é complicado devido ao local onde vai ficar seu jardim suspenso. Pense também na facilidade de irrigação em relação à disposição do jardim suspenso. Plantas com raízes grandes e agressivas devem ser descartadas.