A partir de março, transferência de veículos poderá ser feita de forma digital

2015-04-10_190211

Transação será permitida desde que o veículo possua documentação digital.

A transferência de veículos poderá ser feita de forma virtual a partir de março, quando a plataforma gov.br habilitará a transação. Porém, será necessário que o veículo possua documentação digital.

A novidade permitirá que esse tipo de transações possa ser feita com o uso da assinatura digital e sem precisar de reconhecimento de firma, segundo informou o Ministério da Economia.

No caso, os carros que possuam documentação digital saíram da fábrica ou foram transferidos a partir de 4 de janeiro de 2021.

A assinatura digital estará disponível na Carteira Digital de Trânsito (CDT). “Na operação, o vendedor acessará o aplicativo da CDT, informará o CPF do comprador e assinará digitalmente”, disse o ministério. “O comprador receberá a notificação e repetirá o processo, e a autorização irá diretamente para o sistema do Governo Federal”

Porém, o motorista precisará levar o veículo para o Detran para finalizar a transferência, que só será possível se o Detran estiver integrado ao novo sistema de autorização digital.

Para poder realizar essa transação, vendedores e compradores precisarão ter login prata ou ouro na plataforma gov.br.