Governo sanciona lei que dispensa registro de cosméticos e perfumes artesanais

pexels-mart-production-8450399

 

Nova legislação busca reduzir burocracia para pequenos produtores. Fabricantes deverão seguir regras de boas práticas da Anvisa e se cadastrar em sistema simplificado.

 

O Governo Federal sancionou a nova lei que isenta cosméticos, produtos de higiene pessoal e perfumes de produção artesanal da obrigatoriedade de registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Publicada no Diário Oficial da União, a medida visa reduzir a burocracia e fomentar o empreendedorismo para os pequenos produtores do setor.

Com a nova legislação, os fabricantes artesanais não precisarão mais passar pelo processo completo de registro, mas deverão seguir as Boas Práticas de Fabricação definidas pela Anvisa para garantir a segurança e a qualidade dos produtos. Além disso, será necessário realizar um cadastramento simplificado através do Cadastramento Nacional de Produtos Artesanais, uma plataforma online.

A dispensa de registro, no entanto, não se aplica a todos os produtos. Itens que exigem uma avaliação técnica mais rigorosa devido aos seus componentes ou finalidade de uso continuam com a obrigatoriedade de autorização prévia da Anvisa. Entre eles estão:

  • Protetores solares
  • Produtos infantis
  • Repelentes de insetos
  • Alisantes capilares
  • Produtos com indicações terapêuticas específicas

O projeto de lei, de autoria do senador Nelsinho Trad (PSD-MS), foi criado com o objetivo de formalizar um mercado em crescimento, facilitando a geração de emprego e renda para milhares de pequenos empreendedores que enfrentavam dificuldades com as complexas exigências do registro tradicional.

Compartilhar

AD – 1440 x 405 – afeto organic beauty
AD – 1440 x 405 – Instituto Bordin
AD 400 x 437 – afeto organic beauty
AD 400 x 437 – Instituto Bordin