Audiência vai debater vacinação contra a Covid-19 para crianças

2015-04-10_190211

Até o momento, somente pessoas com 12 anos ou mais podem se imunizar contra a doença no Brasil.

O Ministério da Saúde promove hoje uma audiência pública para discutir a vacinação contra a covid-19 em crianças com idade de 5 a 11 anos. Representantes da pasta e especialistas de entidades ligadas ao tema discutem a inclusão da faixa etária no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação. Até o momento, somente pessoas com 12 anos ou mais podem se imunizar contra a doença no Brasil.

Nesta segunda-feira, 3, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que as doses para crianças desta faixa etária devem começar a chegar ao Brasil na segunda quinzena de janeiro. O laboratório Pfizer, fabricante do imunizante, confirmou o prazo previsto pela pasta.

Há duas semanas, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deu aval para a aplicação da vacina da Pfizer em crianças. Diante disso, o ministério liberou a vacinação para o público infantil, mediante apresentação de prescrição médica.

Até o momento, pelo menos 20 estados e o Distrito Federal já adiantaram que não vão exigir o pedido médico no ato da vacinação, entre eles, o Rio Grande do Sul.

Em nota, a Associação Médica Brasileira (AMB) defendeu a vacinação de crianças de 5 a 11 anos. Segundo a entidade, a autorização da Anvisa para a aplicação do imunizante segue os mesmos critérios de segurança e eficácia utilizados para as demais faixas etárias.

Ainda de acordo com o governo federal, a inclusão da faixa etária no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação deverá priorizar crianças com deficiência permanente ou comorbidades e as que vivem com pessoas com alto risco para evolução grave de covid-19.

No caso de crianças sem comorbidade, a ordem de prioridade vai das mais velhas para as mais novas, iniciando com o grupo de 10 e 11 anos.