Ministério da Saúde quer aplicar 3 milhões de doses da vacina da Janssen durante cinco dias

2015-04-10_190211
O Brasil firmou acordo com a Janssen para receber um total de 38 milhões de doses da vacina. Foto: Reprodução

Brasil precisará de mega operação para aproveitar lote do imunizante antes do prazo de validade

O Brasil terá apenas duas semanas para distribuir e aplicar o lote com 3 milhões de doses da vacina da Janssen contra a Covid-19 que deve chegar ao país a partir de hoje, segunda-feira (14). Isso porque esta primeira remessa que será enviada pelo braço farmacêutico do grupo Johnson & Johnson terá validade somente até 27 de junho. Para não desperdiçar parte do imunizante, o Ministério da Saúde está montando um mutirão para garantir a utilização correta de todas as doses.

O ministério pretende distribuir e aplicar as doses em um período de cinco dias. Para facilitar a logística, a vacina da Janssen será enviada somente para as 27 capitais do país, como foi feito inicialmente com a da Pfizer. A operação está sendo desenhada pela pasta, que aposta na capacidade de vacinação diária do Sistema Único de Saúde (SUS), apto a imunizar até 2,4 milhões de pessoas por dia.

O Brasil firmou acordo com a Janssen para receber um total de 38 milhões de doses da vacina, que requer uma aplicação única por pessoa, mas os envios seriam apenas no segundo semestre.

Diante do curto prazo de validade, o ministério consultou estados e municípios antes de aceitar as doses da Janssen e obteve sinal verde. De acordo com o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Carlos Eduardo Lula, é possível realizar a vacinação em tempo hábil, caso as doses cheguem na próxima semana, o que daria um prazo de até 14 dias para o vencimento.