75,6% dos contribuintes já declararam o Imposto de Renda

2015-04-10_190211

Mais de 9 mil bento-gonçalvenses  ainda não apresentaram a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2022. Conforme os dados da Receita Federal, o número representa 24,38% ou seja 1 de cada 4 contribuinte um ainda não entregou a declaração.

Este ano de 2022 comparando com o ano de 2021 o número de entrega de declarações está um pouco mais adiantado. No ano passado,  faltando 15 dias faltavam entregar a declaração 34,43% dos contribuintes.

Quem ainda não está em dia com o leão, tem até o dia 31 de maio, prazo que não deve ter nova prorrogação. A multa mínima por atraso é de R$ 165,74, com acréscimo de 1% do valor devido ao mês, limitado a 20% do valor total. Para quem tem direito a restituição, o valor é descontado automaticamente.

Para facilitar o acesso dos usuários e o preenchimento das informações, a Receita Federal disponibiliza agora a declaração pré-preenchida, que utiliza dados fornecidos pelos empregadores e também pelos contribuintes que já fizeram em outros anos. Ainda assim, a orientação é preencher com atenção para evitar dados incorretos e inconsistências, que podem levar à malha fina.

Se perceber que preencheu algum dado incorretamente ou esqueceu alguma informação, o usuário deve corrigir o mais breve possível. Após a notificação do início do processo de fiscalização, não é mais possível fazer alterações. Outra orientação importante é não deixar o preenchimento para o último dia, pois o sistema costuma apresentar lentidão devido ao grande fluxo de acessos e transmissões. A expectativa é de que 2,4 milhões de declarações sejam enviadas até o final do prazo no Rio Grande do Sul, número que sobe para 34,1 milhões em nível nacional.
Para quem tem direito a restituição, os pagamentos começam também no dia 31 de maio. O primeiro lote normalmente é destinado a idosos, pessoas com deficiência ou doenças graves e professores. Na sequência, a fila segue por ordem da data de entrega. Vale ressaltar àqueles que retificaram as informações que a data válida para a fila passa a ser a da retificação, e não mais a do envio da declaração

.

RESTITUIÇÕES

1oºlote……………………..31 de maio
2oº lote…………………..30 de junho
3oº lote……………………29 de julho
4oº lote………………… 31 de agosto
5oº lote……………..30 de setembro