Bento registrou em maio 695 admissões e 1,3mil desligamentos, resultando em 643 empregos encerrados, representando um decréscimo de -1,64% do estoque de empregos formais. Assim, a cidade contou com um estoque de 38,6mil empregos formais.O resultado negativo do mês de maio marcou o terceiro mês seguido de performance negativa no município. No acumulado do ano houve destruição de 1,1mil empregos formais, contra 695 vagas criadas no mesmo período do ano anterior. Nos últimos 12 meses, o município registrou 1,3 mil empregos encerrados
O gráfico das demissões por setores
Em maio todos os setores apresentaram mais demissões que admissões, exceto a Agropecuária, que teve saldo nulo. A Indústria e os Serviços foram os setores que mais tiveram empregos encerrados, com 313 e 246 vagas fechadas, respectivamente.
Indústria -313
Serviço -246
Comércio -62
Construção -22
Agropecuária 0
Panorama dos municípios da Serra
No saldo de maio, nos municípios da região de abrangência da UCS, houve 6,2 mil empregos encerrados na região de abrangência da UCS. Todos os quatorze municípios estudados tiveram resultado negativo, sendo que o setor que mais fechou postos de trabalho foi a Indústria. Além disso, na maioria das cidades nenhum setor apresentou saldo positivo.Entre os municípios, o maior saldo negativo ficou por conta de Caxias do Sul, com 2,9mil desligamentos no período, seguido por Vacaria, com 1,3 mil postos encerrados.
Panorama do Rio Grande do Sul
Em Maio, o Rio Grande do Sul registrou 43,1mil admissões e 75,2mil desligamentos, resultando em um saldo negativo de 32,1mil, representando um decréscimo de -1,31% sobre o estoque de empregos formais.
Dessa forma, o estoque do estado gaúcho é de 2,4milhões de empregos com carteira assinada. O resultado de Maio representou o terceiro mês seguido de saldo negativo.No acumulado do ano houve destruição de 86,6mil empregos formais, contra a criação de 25,8mil empregos no mesmo período do ano anterior. Nos últimos 12 meses, o estado gaúcho fechou 91,9 mil empregos com carteira assinada.