Correios encerram greve com reajuste de 4,09% e mudança no plano de saúde

Correios encerram greve com reajuste de 4,09% e mudança no plano de saúde

Decisão do TST encerra a greve dos Correios nesta sexta-feira, garante reajuste retroativo a agosto e determina mudança no plano de saúde dos trabalhadores

Os Correios encerram a greve nesta sexta-feira (26), após decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST) que concedeu reajuste salarial de 4,09%, pelo INPC, retroativo a 1º de agosto. O mesmo percentual será aplicado aos benefícios vinculados ao salário, como vale-refeição e bolsa-creche.

A decisão foi tomada na quinta-feira (25), durante o julgamento do dissídio coletivo. O TST atendeu parcialmente ao pedido da direção dos Correios relacionado à greve e à cobrança de multa das entidades representativas dos trabalhadores pela não manutenção de 80% do efetivo durante a paralisação.

Os dias parados não serão descontados dos trabalhadores e poderão ser compensados.

Plano de saúde também muda

Além do reajuste, o TST determinou uma mudança no plano de saúde dos trabalhadores, defendida pelos Correios como medida para reduzir gastos.

A estatal deixará de ser a mantenedora do plano e, dessa forma, não assumirá mais integralmente os riscos relacionados ao benefício.

Até que seja definido um modelo alternativo, as regras atuais do plano de saúde permanecem em vigor.

A decisão encerra a greve dos Correios com reajuste salarial e correção dos benefícios, mas também altera a participação da estatal na manutenção do plano de saúde dos trabalhadores.

Compartilhar

AD – 1440 x 405 – aurora
AD – 1440 x 405 – afeto organic beauty
AD – 1440 x 405 – Instituto Bordin
AD 400 x 437 – aurora
AD 400 x 437 – afeto organic beauty
AD 400 x 437 – Instituto Bordin