Data foi estabelecida em 1961 tem como objetivo a diminuição do preconceito
O dia 13 de dezembro foi escolhido pelo presidente Jânio Quadrados em 1961 como o dia do Deficiente Visual. A data tem como objetivo diminuir o preconceito com pessoas que possuem a deficiência. O Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010 diz que aproximadamente 6,5 milhões de brasileiros tem algum tipo de deficiência visual, que pode ser definida como perda parcial ou total da visão e pode ser algo congênito (de antes do nascimento) ou adquirido.
O preconceito existe e a acessibilidade no Brasil ainda é muito limitada. Porém, lidar com uma pessoa com deficiência visual requer paciência e muito carinho, lembrando sempre de algumas dicas extremamente importantes neste cuidado, como por exemplo, se você está perto e perguntar se a pessoa precisa de ajuda antes de encostar, em hipótese alguma puxe o seu braço. Ao explicar direções para uma pessoa cega, seja o mais claro e específico possível, de preferência, indique as distâncias em metros (“uns vinte metros à sua frente”). E lembre-se: ao menos que a pessoa também ofereça uma deficiência auditiva, não faz nenhum sentido gritar. Fale em tom de voz normal.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), deficiente visual é a pessoa que fica privada em parte ou totalmente da capacidade de ver. Cerca de 1% da população mundial apresenta algum grau de deficiência visual. Mais de 90% encontram-se nos países em desenvolvimento. Nos países desenvolvidos, a população com deficiência visual é composta por cerca de 5% de crianças, enquanto os idosos são 75% desse contingente.