Paternidade tardia pode causar doenças nos bebês e nas grávidas

2015-04-10_190211

Além da diminuição dos espermatozoides, a paternidade tardia provoca maior incidência de diabetes gestacional nas mães e de nascimento prematuro nos bebês

É comum escutar que os homens podem ser pais até a idade que quiserem, que diferente das mulheres, eles são “férteis” até idades bem avançadas, entretanto, estudos têm comprovado que o relógio biológico afeta sim as células reprodutoras masculinas.Além de afetar as células, a paternidade tardia pode trazer riscos ao bebê e até mesmo a saúde da mulher.
Foi apresentado recentemente no encontro anual da Sociedade Europeia de Reprodução Humana um estudo que apontou que com o tempo, a contagem de espermatozoides e a qualidade deles baixam, principalmente depois dos 51 anos.
A pesquisa feita na Inglaterra, foi tratada como uma mensagem de saúde pública para homens não adiarem deliberadamente a paternidade.
Foram analisados os registros de 4.271 indivíduos do sexo masculino envolvidos em 4.833 ciclos de tratamento de fertilização in vitro (FIV) e injeção intracitoplasmática de espermatozoides (ICSI) entre 2009 e 2018.
Para o processo de análise, eles foram subdivididos em grupos por faixas etárias: até 35 anos, 36 a 40, 41 a 44, 45 a 50 e mais de 51 anos – idades masculina e feminina inferior a 35 anos foram utilizadas como grupos de controle de referência para comparação.
A investigação mostrou que a taxa de gravidez diminuiu com o aumento da idade paterna, passando de 49,9% no grupo até 35 anos para 42,5% no 36-40; 35,2% no 41-45; 32,8% no 46-50, e 30,5% no mais de 51 anos.
A pesquisa constatou que apenas 42% dos homens acima de 51 anos tinham contagem de espermatozoides dentro da faixa saudável – maior que 39 milhões no volume total ejaculado – definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em comparação com 61% daqueles em faixas etárias mais jovens.

Efeitos negativos na saúde
Outra pesquisa, feita pela Escola de Medicina da Universidade Stanford, dos Estados Unidos, concluiu que bebês nascidos de pais mais velhos estão mais suscetíveis a parto prematuro, baixo peso ao nascer e baixo índice de Apgar (escala que avalia frequência cardíaca, esforço respiratório, tônus muscular, reflexos e cor dos recém-nascidos).
O estudo apontou ainda que as mulheres que têm filhos com homens de mais idade apresentam riscos maiores de desenvolver diabetes gestacional e pré-eclâmpsia (distúrbio da pressão arterial que ocorre a partir da 20ª semana de gravidez).
Utilizando como base os dados do Sistema Nacional de Estatísticas Vitais e outros programa de saúde dos Estados Unidos, os cientistas analisaram mais de 40,5 milhões de nascidos vivos no território americano entre 2007 e 2016.As idades médias dos pais foram divididas em cinco grupos: menores de 25, de 25 a 34, de 35 a 44, de 45 a 54 e de maiores de 55 anos, examinando as medidas de saúde infantil em cada uma dessas categorias.
Foi observado a partir do resultados, que bebês com pais acima dos 45 anos tiveram uma chance 14% maior de nascerem prematuramente, 18% maior de terem convulsões e eram 20,2 gramas mais leves na comparação com filhos de pais com idade entre 25 e 34 anos.
A pesquisa também evidenciou que a taxa de diabetes gestacional foi 34% maior nas grávidas com parceiros mais velhos.
Para o especialista em reprodução assistida, Márcio Coslovsky, estes estudos ajudam a desmistificar que a paternidade pode acontecer facilmente em qualquer idade.

Menor qualidade
Diferente das mulheres, que nascem com um número de óvulos para a vida toda e cuja fertilidade entra em declínio aos 35 anos e chega ao fim na menopausa, os homens produzem espermatozoides até morrer, só que, conforme o tempo passa, sem a mesma qualidade.
Outros problemas relacionados à paternidade tardia, relata Rachel Honjo, geneticista e membro do Corpo Clínico do Hospital Sírio Libanês, responsável pela Genética Médica no Núcleo de Pediatria, são maior tempo para engravidar, maior taxa de abortamentos, má formações congênitas e anormalidades cromossômicas.Alguns estudos também apontam para uma associação com câncer infantil e distúrbios do neurodesenvolvimento.
Porém, o mecanismo pelo qual isso acontece ainda não é totalmente conhecido.
Os especialistas recomendam que para que a gravidez seja tranquila e não haja preocupação em relação à idade, os casais devem procurar um aconselhamento genético pré-concepcional, que pode ser feito com a ajuda de ginecologista, urologista e geneticista.