Nove incríveis motivos para usar água oxigenada no jardim

2015-04-10_190211

A água oxigenada é tão versátil quanto o bicarbonato de sódio e o vinagre. É um item essencial para o seu armário. Tipicamente utilizada na limpeza de ferimentos, a água oxigenada também pode ser usada em um lugar inesperado: no seu jardim.
Apesar de não ser uma solução estritamente orgânica, a água oxigenada pode ser usada em qualquer tipo de jardim (incluindo as de legumes) e é bem econômica.

O peróxido ajuda a curar plantas doentes
O peróxido (elemento presente na água oxigenada) é uma ótima opção para o tratamento de doenças na raiz. Se o seu solo for compactado demais, a raiz pode até apodrecer. Misture água oxigenada a 3% com água normal (1 parte peróxido para 2 partes de água) e jogue sobre a raiz infectada da sua planta, recomenda o Backyard Boss.

O peróxido pode evitar infecções em plantas e árvores cortadas
Trate infecções nas folhas ou raízes com um spray de água e água oxigenada para desinfetar a área e evitar que a doença se espalhe. Recomendamos que você use bastante da solução de água oxigenada para obter os melhores resultados.
3. O peróxido ajuda as sementes a crescer mais rápido
Você pode acelerar o crescimento das sementes mergulhando-as em uma solução fraca de água e água oxigenada por alguns minutos antes de enxaguá-las e plantá-las.

O peróxido afasta os insetos
Evite produtos químicos caros e borrife peróxido de hidrogênio a 1% em suas plantas para afastar os insetos.

O peróxido funciona como proteção para raízes
O segredo das plantas mais saudáveis está em sua base: a raiz. Reforce suas raízes aplicando um pouco de água oxigenada nelas. Isso também pode ajudar a dar vida nova a folhas enfraquecidas. Borrife uma solução de água e água oxigenada no solo ao redor da planta.

O peróxido ajuda a arejar o solo
Plantas de todos os tipos precisam de três coisas básicas para sobreviver: alimentos, água e ar. Se o seu solo for compactado demais, as raízes não terão circulação suficiente para crescer. Além disso, o solo denso demais facilita o surgimento de doenças. Aplique uma mistura de 2 partes de água com 1 parte de água oxigenada à raiz da sua planta para ajudar a arejar o solo ao seu redor.

Use peróxido para desinfetar ferramentas de jardim
Impeça a propagação de doenças em suas plantas e no seu jardim fazendo a limpeza de suas ferramentas. Isso é ainda mais importante depois de encontrar e tratar de fungos. Mergulhe suas ferramentas em 3 a 4 litros de água e 2 xícaras de água oxigenada.

Trate sua água com água oxigenada
Deixe a água que você usa para alimentar suas plantas mais saudável adicionando um pouco de água oxigenada aos seus regadores antes de regar plantas e grama. A oxidação do peróxido de hidrogênio remove produtos químicos e pesticidas encontrados na água de torneira, de acordo com o Backyard Boss, fazendo com que fique mais saudável para suas plantas.

Evite o mofo com o peróxido
A combinação de umidade, sujeira e calor ajuda no desenvolvimento do mofo. Livre-se dele misturando 10 colheres de sopa de água oxigenada em um litro de água e borrifando diariamente até que o mofo/fungo desapareça, de acordo com o Balcony Garden Web.
Nota: O peróxido de hidrogênio é uma ferramenta segura e eficiente para uso em jardins, mas não deixa de ser um produto químico. Não ferva o peróxido de hidrogênio (água oxigenada) ou ele pode explodir. Certifique-se de obter a mistura correta para peróxido de hidrogênio seguindo esta tabela.