Informações iniciais sobre contaminação por agrotóxicos

São Pedro 2015-04-10_190211
Camila Paese Fedrigo (camila@cpfadvogada.com) Advogada. Especialista em Direito de Família. Mediadora Familiar. Mestranda em Direito.

Camila Paese Fedrigo é advogada e cursa Mestrado em Direito Ambiental e especialista em Direito do Trabalho, e que pesquisa danos fitossanitários à saúde provocados por agrotóxicos e os meios jurídicos de combater ou reduzir esses danos, além de como compatibilizar o uso necessário desses componentes químicos na agricultura da região com os danos que causam, através da participação democrática dos agricultores. Como estudiosa do tema, mensalmente publica orientações aos agricultores sobre riscos à exposição aos agrotóxicos e melhores formas de manejo dos agroquímicos.

Você conhece alguém que já ficou doente trabalhando com agrotóxicos? Fique atento, pois agrotóxicos são substâncias químicas que merecem atenção por parte dos agricultores. Agrotóxicos, como o nome diz, são TÓXICOS! Quando utilizado, principalmente no manuseio diário, podem causar doenças.
As informações apresentadas nos rótulos e bulas, e também em cartilhas sobre agrotóxicos servem para que o agricultor evite a penetração dos agrotóxicos pela boca, nariz, pele, olhos e outras partes do corpo.
Naquelas intoxicações agudas, que aparecem nas primeiras 48 horas da ingestão do agrotóxico, os sintomas são dores de cabeça, tontura, náuseas, cansaço, falta de motivação, e na dúvida de contaminação, é importantíssima a busca por socorro nas UPAs ou nos Prontos-Socorros dos hospitais.
É importantíssimo ter sempre o número do Disque Intoxicação em mãos. O número é 0800-722-6001. Esse número serve para orientar a você e ao seu médico em caso de intoxicação com qualquer substância química ou animais e plantas venenosas, em qualquer lugar do Brasil.
Em caso de mal-estar após o manuseio ou a aplicação do agrotóxico, vá para um lugar bem arejado, retire as roupas que podem estar contaminadas pelo agrotóxico, tome banho com sabão e bastante água corrente e procure, necessariamente, ajuda médica. Se houver respingos de agrotóxicos nos seus olhos, vire a cabeça para o lado, lave cada olho com água corrente e limpe durante pelo menos quinze minutos, não deixando a água suja entrar no outro olho. Sempre, após esses procedimentos, procure ajuda médica para fazer um exame e tratamentos especializados.
E não se esqueça, de quando for buscar ajuda médica, de levar o RÓTULO e a BULA dos produtos que foram utilizados.