Ih! gastei demais no final do ano, e agora?

2015-04-10_190211

Reunimos aqui 10 dicas para organizar a vida financeira no Ano Novo. Se lidar melhor com o dinheiro está nos planos para 2020, veja como transformar as promessas em realidade.

1 Quanto gastei com alimentação? E com lazer? Com saúde? Com educação? Com transporte?Faça uma retrospectiva de renda e gastos de 2019. Se você não tem uma visão clara de quanto recebe e quanto gasta a cada mês, você não vai conseguir organizar as suas contas e fazer um planejamento financeiro verdadeiramente eficiente. Tente responder com sinceridade quanto ganhou por mês, e por ano. Refletir como foi o ano, quais os erros e acertos em relação ao dinheiro, para entender aonde você quer ir, o que quer conquistar.

2 Some e subtraia suas contas. Anote a previsão do quanto você recebe e quanto deve gastar todo mês. Um bom planejamento financeiro inclui separar as contas fixas (água, luz, telefone, escola, plano de saúde) das contas que variam (cartão de crédito, lazer, remédios), assim você pode ter a visão clara de quanto o seu orçamento já está comprometido no início de cada mês. Anote gastos fixos como aluguel ou prestações já existentes, mensalidade de escolas, cursos, impostos obrigatórios etc.

3 Ainda não tem uma reserva de emergência? Este é o ano para tirar nota 10 em educação financeira e começar a sua. E se tem, mas está magrinha, aproveite para engordá-la. A reserva existe para imprevistos. Coisas que o orçamento comum, certinho, não consegue abarcar. Se seu carro quebrar ou você adoecer, tem a reserva ali à mão. Sempre lembre de tentar repor, pouco a pouco, o que foi sacado.É aconselhável também separar pelo menos 5% do que você ganha por mês para formar uma reserva de emergência. O ideal é formar uma reserva de emergência de 3 a 6 meses o valor de salário mensal.

4 Elabore planos e metas, sempre tendo em mente um valor mínimo para investir. Chegou a hora de sonhar. Saiba exatamente o que você deseja conquistar no ano novo. Quanto você quer ter de dinheiro neste mesmo dia do ano que vem? Estabeleça um percentual de sua renda que você poupará todo mês. A partir disso, não deixe o seu dinheiro sem rendimento. Planeje esse investimento como se fosse um pagamento fixo para você mesmo.

5 Cuidado com o crédito! Evite parcelamentos demais que engessem seu orçamento. Analise se os juros cobrados pelo seu banco, assim como as taxas administrativas e tarifas. Estude sobre cooperativas de crédito, já que quase não há taxas e tem muitos outros benefícios que bancos “normais” não oferecem, como cartões de c´redito sem anuidade, entre outros.

6 Planeje os gastos que trazem satisfação, como férias, aniversários, feriados. O ideal é marcar no calendário os feriados e férias para definir em quais deles haverá gastos. Determine um valor máximo para cada uma dessas ocasiões. Às vezes é o aniversário do filho, o Natal em família ou só um feriadão na praia. O que quer que seja, junte um dinheiro só para aquilo.

7 Viva a realidade que a sua renda permite. Troque gastos desnecessários pela chance de tornar suas promessas realidade. O que você está disposto a abrir mão para conquistar seus objetivos financeiros? Vai ser preciso reduzir a frequência com que você sai para comer fora, repensar os gastos com vestuário ou aquela necessidade de sair com a galera três vezes por semana e atolar no chopinho. Pequenas mudanças que podem fazer uma diferença grande no fim de cada mês como cozinhar em casa, chamar amigos para noite de jogos, dar um passeio no parque em vez de olhar vitrine no shopping.

8 Revise as metas ao longo do ano. Celebre as conquistas e faça ajustes a partir de erros. Não perca o foco com o passar dos meses. Para evitar que a empolgação definhe ao longo do ano todo início de mês é hora de revisar as metas. Retome tudo aquilo que você planejou anteriormente, faça uma análise e corrija seus erros.

9 Adiante o imposto de renda e receba sua restituição mais cedo. Preocupe-se desde o início do ano em reunir todos os documentos para prestar suas contas com o fisco.

10 Se tudo der certo, você vai poder usar o 13º salário para ter um 2021 ainda melhor que 2020. Se você chegar ao fim do próximo ano com um dinheirinho sobrando, significa que vai entrar em 2021 em condições melhores. E, portanto, vai poder usar o salário para adiantar compromissos e evitar perrengues.

Dicas para economizar no dia a dia do super mercado

1. Evite ir ao super mercado com fome
Fazer compras com fome pode fazer com que você gaste mais do que deveria. Nesses casos, é comum comprar por impulso e sem perceber. Procure se alimentar antes de sair às compras.

2. Faça uma lista de compras
Antes de ir ao supermercado, faça uma lista dos itens que precisam ser comprados e procure seguir o que está escrito, sem incluir itens que não foram selecionados anteriormente. Assim você evita compras desnecessárias.

3. Deixe as crianças em casa
Se puder, deixe os filhos em casa. As crianças são mais atraídas por produtos caros e supérfluos e podem acabar distraindo os pais.

4. Compre somente os itens que compensam
Ao visitar o mercado, compre apenas o que compensa. Busque pelos menores preços de cada estabelecimento.

5. Monte um cardápio semanal
Essa dica pode ajudar a deixar o dia a dia bem mais prático. Escolher o que fará todos os dias ajuda na hora de ir às compras.