Governo pretende retirar placas do Mercosul de circulação

2015-04-10_190211
O novo adiamento para exigência da placa do Mercosul não afeta o Rio Grande do Sul que já adota o novo sistema desde dezembro de 2018

Na quinta-feira (13), o Presidente Jair Bolsonaro fez uma transmissão ao vivo de sua rede social, ao lado dos ministros de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.
Dentre os assuntos abordados no vídeo, o Presidente afirmou que pretende retirar as placas do Mercosul de circulação no País.

Posição de Bolsonaro
“Nós também estamos em contato já há algum tempo com o nosso ministro Tarcísio, da Infraestrutura, para ver se a gente consegue anular essa placa do Mercosul. Porque eu acho que não tem ali o município, a placa de trânsito dos nossos carros ali. Não traz, no meu entender, benefício para o Brasil essa placa do Mercosul. É um constrangimento, é uma despesa a mais para a população. Vamos tentar então, estamos tentando uma maneira legal. Eu acho que dá para encontrar a solução de acabarmos com essa placa do Mercosul também”.
As placas do Mercosul ainda não são obrigatórias em todo o País, mas já estão em circulação desde setembro de 2018 nos estados: AM, BA, ES, PR, RJ, RN e RS.
No Rio Grande do Sul, a medida passou a vigorar em 18 de dezembro, quando tornou-se obrigatório o novo sistemas de placas do Mercosul, para os veículos e motos novos; para aqueles que forem transferidos de município ou de propriedade; em mudança de categoria e outros casos que exigem substituição tais como perdas, furtos e avarias.
Na quinta-feira (13), também foi anunciado pelo Conselho Nacional de Trânsito – Contran, que as alterações quanto as placas do Mercosul ainda estão passando por ajustes técnicos e que por isso o prazo para implantação do novo modelo que seria até 30 de junho, será adiado mais uma vez.
De acordo com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas não será obrigatória a troca da placa, a medida irá compreender apenas os carros novos, para os que já são emplacados a alteração é facultativa.