Estudo diz que aulas de música melhoram alfabetização de crianças

2015-04-10_190211
Pesquisa do Instituto de Tecnologia de Massachusetts analisou 47 crianças entre 4 e 5 anos

Aprender a tocar um instrumento pode ajudar crianças no entendimento de palavras e na alfabetização, de acordo com uma análise do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), publicada na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences (Pnas). Os pesquisadores, que fizeram o estudo com meninos e meninas matriculados no jardim de infância, descobriram que aulas de piano têm um efeito positivo sobre a capacidade de distinguir níveis sonoros, o que auxilia em uma melhoria na discriminação das palavras.

O estudo
Participaram do estudo 47 crianças, entre 4 e 5 anos, com mandarim como língua nativa, divididas em três grupos. Um recebeu aulas de piano com duração de 45 minutos, três vezes por semana; o segundo recebeu instruções extras de leitura pelo mesmo período de tempo; e o terceiro não foi submetido a nenhuma intervenção, funcionando como grupo controle.

Resultados
Após seis meses, os pesquisadores testaram os participantes quanto à capacidade de discriminar palavras com base em diferenças de vogais, consoantes ou tom, já que muitas palavras em mandarim diferem apenas em tom. Segundo os cientistas, uma melhor discriminação de palavras, geralmente, corresponde a uma melhor consciência fonológica — relacionada à estrutura sonora, um componente-chave na aprendizagem da leitura.
As crianças que tiveram aulas de piano mostraram vantagem significativa em relação às crianças do grupo de leitura extra em discriminar palavras que se diferem por uma consoante. E, ao discriminar palavras com base nas diferenças vocálicas, as crianças do grupo de piano e do grupo de leitura extra apresentaram melhor desempenho do que as do grupo de controle.
Os pesquisadores também usaram aparelhos de eletroencefalografia (EEG) para avaliar o funcionamento cerebral dos voluntários e descobriram que as crianças do grupo de piano apresentaram atividades cerebrais mais fortes ao ouvir uma série de sons com tons diferentes. Os resultados sugerem maior sensibilidade a diferenças de altura sonora, o que pode ter ajudado na melhor distinção de palavras.

Outras análises
Estudos anteriores mostram que, geralmente, músicos têm melhor desempenho que os não músicos em tarefas como compreensão de leitura, distinção de ruído de fundo e processamento auditivo rápido. No entanto, a maioria dessas pesquisas, segundo a equipe do MIT, foi feita perguntando aos participantes sobre o treinamento musical que haviam recebido.