Cursos gratuitos e à distância contam com mais de 300 mil alunos no IFRS

2015-04-10_190211

Em seu segundo ano de aplicação, os cursos de Educação a Distância – EAD, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul -IFRS, ultrapassam hoje os seus 300 mil estudantes matriculados. São ofertados aos alunos, 80 opções de cursos de extensão, todos gratuitos e com conteúdos online.
Não é necessário ser aluno do IFRS para participar das aulas que têm flexibilidade de horários, o que possibilita o participante cursar no horário que tem disponível. Os mais de 300 mil alunos, são estudantes de diferentes estados brasileiros e inclusive de vários outros países. Há um número considerável de alunos nos Estados Unidos, em Portugal e no Japão. As faixas etárias também variam, desde crianças até pessoas com idade superior a 60 anos.
Os cursos EaD do IFRS começaram em março de 2017, e as opções disponíveis crescem a cada ano. Neste ano de 2019, 95% dos concluintes avaliaram positivamente os cursos, sendo que para 40% dos cursistas é a primeira experiência em cursos sem tutoria. De acordo com a coordenadora de Educação a Distância, Júlia Marques Carvalho da Silva, mesmos sendo cursos totalmente a distância, é possível ter contato próximo com os alunos, acompanhando sua aprendizagem e contribuindo com a sua qualificação. “São refugiados que buscam conhecer a língua portuguesa, brasileiros que residem no exterior e que querem continuar estudando, mas, sobretudo, muitos brasileiros dos mais diversos estados que encontram conosco uma possibilidade de expandir seus conhecimentos sem barreiras”, observa. Além disso, os cursos possibilitam que as pessoas possam conhecer mais sobre a educação pública e de qualidade do IFRS.
Os cursos são nas áreas ambiente e saúde, ciências exatas, educação, gestão e negócios, idiomas, informática, produção alimentícia, recursos naturais, turismo e hospitalidade e o Pré-IFRS (voltado aos que querem se preparar para o processo seletivo de ingresso nos cursos técnicos e superiores do IFRS). As cargas-horárias vão de 4 a 90 horas.
Os interessados podem se inscrever e já iniciar as aulas. As inscrições estão abertas até dezembro de 2019. É permitido realizar mais de um curso simultaneamente.

Inscrições
As inscrições para oscursos EaD do IFRSsão gratuitas e feitas pelo próprio estudante diretamente no ambiente virtual. Para se inscrever é preciso ter CPF próprio e conta de e-mail. Os interessados devem ficar atentos aos requisitos mínimos de cada curso.

Certificados
O certificado é emitido digitalmente pelo próprio estudante quando aprovado no curso.

Mais informações
Todas as opções e mais informações estão disponíveis no Moodle ou no site da Coordenação de Educação a Distância do IFRS: ead.ifrs.edu.br.