A crise dos 30 e os desafios da conquista profissional e amorosa, segundo a ciência

2015-04-10_190211
woman and business plan

As pesquisas mostram uma década da vida marcada por estabilidade crescente e também por desafios significativos

A cultura popular e as listas da internet costumam retratar os 30 como os melhores anos da vida. Estamos livres da insegurança financeira e pessoal dos 20 e longe dos desafios da meia-idade. Teoricamente os 30 seriam o melhor em termos de liberdade e responsabilidade. Mas o que diz a ciência?
As pesquisas mostram uma década da vida marcada por estabilidade crescente e também por desafios significativos. Alguns estudos sugerem que 35 anos é a “melhor idade” e que a felicidade verdadeira começa aos 33. A grande maioria das pessoas que tem mais de 100 anos considera os 30 a melhor década de suas vidas.
Ainda assim, os 30 também são uma época de crises existenciais, do tique-taque do relógios biológicos e de muita insatisfação com o emprego. Eis o que a ciência tem a dizer a respeito dos altos e baixos na vida de quem tem 30 e poucos:
Se você vai fazer uma mudança importante em sua carreira, mudar de cidade, correr uma maratona ou ter um caso extraconjugal, é mais provável que o faça quando estiver prestes a completar 30 anos.
Aqueles que estão entrando nos 30 (ou saindo deles) tendem a fazer uma “auditoria da vida”, para avaliar satisfação e conquistas. As duas pontas dessa década oferecem oportunidades para analisar os caminhos que escolhemos e para fazer mudanças, segundo pesquisas recentes. Novas décadas tendem a inspirar uma busca por significado e podem nos levar a “imaginar a entrada em uma nova era”, disseram pesquisadores que observaram o comportamento dos “e nove” (pessoas de 29, 39, 49 anos e assim por diante).

O sexo nos 30
Para as mulheres, o relógio biológico pode ser uma desvantagem da travessia dos 30. Talvez por causa desse fenômeno, as mulheres atingem o ápice sexual nessa época da vida, segundo pesquisas. Mulheres de 30 e de 40 e poucos são significativamente mais sexuais que mulheres mais jovens ou mais velhas. Elas relatam mais fantasias sexuais e mais transas. Os pesquisadores trabalham com a hipótese de que mulheres têm mais motivação sexual graças a uma adaptação evolucionária, a fim de maximizar a fertilidade.
Essa pode ou não ser a razão, mas mulheres nos 30 dizem que se sentem mais sexy e mais afinadas com seus corpos – e, portanto, têm uma vida sexual melhor – do que quando tinham 20. Aos 31, as mulheres estão no auge de sua confiança sexual, segundo uma pesquisa relatada pelo Daily Mail.

O profissional
Os 20 costumam ser caracterizados pelos estudos, por emprego ou desemprego, pela escolha da carreira e por muitas horas de trabalho, para ser promovido. Na década seguinte, trata-se de curtir o sucesso profissional e financeiro.
As idades de 30 a 39 anos podem ser épocas de destaques profissionais. Mulheres de 30 e poucos podem esperar aumentos de salário até os 39, em média, quando eles atingem o ponto máximo, segundo uma análise do Payscale.com.
E, se você é artista ou cientista, é mais provável que os grandes avanços aconteçam mais para perto dos 40, segundo um estudo de cientistas inovadores e ganhadores do Nobel. Um estudo de 1977, citado pela The Atlantic, descobriu que ganhadores do Nobel de Física tinham em média 36 anos quando fizeram as pesquisas que lhes renderam o prêmio. Entre os ganhadores do Nobel de Química, a idade média era de 39 anos.
Se você não está feliz com o caminho profissional que escolheu, é provável que se sinta pior em relação ao trabalho. Alguns estudos mostram que jovens de 30 e poucos estão menos satisfeitos com seus empregos e mais desgastados emocionalmente do que pessoas nos 20 ou 40 anos.

O porquê da crise
Antigamente, idade era sinal de sabedoria e as pessoas mais velhas tinham um charme todo especial. Os homens eram considerados mais viris; as mulheres, mais sedutoras. Porém, hoje tudo mudou. Com a mídia e a sociedade endeusando e glorificando ao máximo a juventude, a partir de uma certa idade tanto homens como mulheres começam a se sentir “ultrapassados”.
Os homens começam lentamente a sentir as mudanças físicas: o corpo se torna mais lento e mais pesado, com dificuldades em perder peso como antes; os cabelos começam a embranquecer ou cair; uma partida de futebol os deixam inutilizados por dias; o fígado já não se recupera magicamente depois de uma noite de bebedeira.
E, de repente, há tantos homens jovens, na faixa dos seus vinte e poucos anos, disputando as atenções das mulheres na balada. O rosto alegre e cheio de vida de cada um deles é quase uma acusação contra o seu, de ar cansado e que começa já a exibir as primeiras linhas de expressão. E os temidos pés-de-galinha? Melhor nem falar das olheiras…
Some-se a isso, a cobrança da sociedade, que espera que aos 30 anos o homem já esteja com a vida completamente estabilizada, no auge da sua carreira profissional, e preferencialmente já muito bem casado, talvez com um ou dois filhos. Mas a realidade é bem diferente: não são todos que conseguem exibir tais conquistas nessa idade.
A percepção de que não se é mais tão jovem, que o tempo está passando e talvez não haja mais tanto tempo para realizar todos os sonhos, além da constatação de que ainda falta um longo caminho para chegar lá, costuma deixar os homens bastante inseguros e com sintomas de ansiedade. É a crise dos 30 anos.

Como lidar?
Essa idade é cheia de questionamentos, medos, ansiedade e inseguranças; porém, ao mesmo tempo, é um salto para a plenitude da vida e da maturidade. Como encarar isso com serenidade, para sair disso tudo ainda mais fortalecido do que antes?

Aceitação
Sim, o tempo passa. Encare as mudanças com mais serenidade – afinal, ninguém pode ficar jovem para sempre. Porém, isso não é desculpa para se descuidar de si mesmo. Os cuidados com a saúde devem ser intensificados a partir de agora, para que a maturidade chegue com leveza e você permaneça com vitalidade e disposição.

Não se cobre tanto
Onde está o contrato que você assinou com alguma entidade superior, que estipula que você é obrigado a estar rico, casado e com realizações muitas vezes impossíveis à sua realidade e estilo de vida quando chegasse aos 30 anos? Pois é, esse contrato não existe. Então, você não precisa encarar sua situação atual como um fracasso: você está onde foi possível chegar até o momento. Se a sua vida agora não está agradável, é sempre hora de mudá-la – seja consciente que suas escolhas fazem seu destino.

Não fique parado
Não se cobrar é diferente de se acomodar. Não é porque você já tem 30 anos e está ficando com cabelos brancos que sua vida acabou – sempre é tempo de começar coisas novas. Um curso de idiomas, um novo hobby, novas amizades: você é livre para ousar. E a ousadia agora pode ser ainda melhor, porque ela vem com a maturidade e segurança da experiência.
Se você está achando difícil passar por essa etapa de sua vida sozinho, não se sinta constrangido em procurar ajuda: o tratamento psicológico, com um profissional de sua confiança, pode ajudá-lo a compreender suas mudanças interiores e a obter aceitação e respeito por si mesmo, descobrindo que a vida é bela, não importando o estágio dela em que nos encontramos.
Sinal da crise pré- 30 anos
Vontade de casar
A cobrança muitas vezes vem de fora e só então a mulher começa a pensar nessa possibilidade. Avalie se é realmente o que você quer ou se está cedendo a pressões externas. Mas não se desespere. O maior aprendizado dessa idade é saber que tudo tem a hora certa para acontecer.
Desejo de ter filhos
Além da vontade de ser mãe, há também a questão do relógio biológico, já que depois de uma certa idade torna-se mais difícil engravidar. Se está casada, converse com o parceiro sobre a possibilidade de terem filhos.
Mentir a idade
Quando a mulher começa a se sentir desconfortável em relação a dizer a sua real idade (mesmo que não aparente) é porque pode estar angustiada com o fato dos 30 anos estarem chegando.
Questionar suas conquistas
Certamente uma mulher de 30 já passou por muitas vitórias na vida pessoal e profissional. Mas o que antes era motivo de orgulho, pode parecer que não é algo muito grandioso, o que costuma gerar crises de insegurança. A dica é refletir se você está realmente satisfeita onde está ou se essa insatisfação é em relação apenas ao que os outros podem estar pensando de você. E lembre-se: ainda é tempo de ir atrás daquilo que você ainda deseja conquistar.
Preocupações financeiras
Durante um certo tempo é natural que os pais se responsabilizem pelas despesas dos filhos. Mas um marco importante da vida adulta é a independência financeira e a capacidade de conseguir viver com seu próprio dinheiro. Saber administrar as contas e manter o equilíbrio entre o valor que se ganha e o valor que se gasta é essencial para garantir estabilidade. Se pesquiser um pouco, pode descobrir sites especializados e aplicativos para celular que ajudam a administrar o dinheiro.
Reavaliar a carreira
Nem tudo o que você sonhava aos 20 anos se tornou realidade aos 30. Algumas coisas podem ter sido melhores, enquanto outras foram frustrantes.
Avalie se o seu trabalho te faz feliz e se você acha que ele poderá te fazer feliz até os 40 anos. Mudar de área ou procurar outro emprego que dê mais sentido à sua vida pode ser um caminho, sempre pensando na satisfação profissional e não apenas no valor do salário.
Se comparar demais
Vai sempre ter alguém com uma carreira mais consolidada, um salário mais alto, um relacionamento mais estável, uma família mais estruturada. Cada um tem uma vida diferente e o fato de alguém ser melhor em determinado ponto, não significa que você também não seja boa o suficiente.
Evite focar nos seus pontos negativos e nos pontos positivos dos outros. Além disso, a vida que as pessoas mostram e expõem nem sempre corresponde ao que estão vivendo realmente. Faça o seu melhor e acredite em você.
Preferir ficar em casa a sair
Você era daquelas que não perdia uma noitada? Estava sempre nos bares, nas festas, nos shows? Essa vontade passa. Vai chegar um momento em que você vai preferir dormir e acordar bem no dia seguinte ao invés de virar a noite se divertindo. Isso pode te afastar dos amigos. Mas ficar em casa também pode ser divertido. E você pode convidar os amigos para assistir a um bom filme, tomar um vinho ou mesmo para bater papo. Tente também manter um tempinho para sair, mesmo que seja para algum programa mais tranquilo.