Coronavírus: o misterioso ‘gene dentro do gene’ descoberto no vírus causador da covid-19

2015-04-10_190211

Trata-se de um gene misterioso chamado ORF3d, encontrado dentro de outro gene no coronavírus SARS-CoV-2, causador da covid-19.
A descoberta foi feita por um grupo de cientistas do Instituto de Genômica Comparativa do Museu de História Natural de Nova York, nos Estados Unidos.
Embora a função específica desse gene sobreposto, como também é conhecido, ainda deva ser investigada, os pesquisadores acreditam que a descoberta desses tipos de genes pode ​​revelar novas vias de controle para o vírus, como medicamentos antivirais .
A sobreposição de genes é talvez uma das maneiras pelas quais os coronavírus evoluíram para se replicar de maneira eficiente, atrapalhar a imunidade dos infectados e se transmitir.
O que se sabe sobre
a função desse gene
Como esse gene oculto foi descoberto recentemente, mais pesquisas são necessárias para descobrir todas as suas implicações.
As células T são uma espécie de células do sistema imunológico cujo objetivo principal é identificar e matar patógenos invasores ou células infectadas.
Elas fazem isso usando proteínas em sua superfície, que por sua vez podem aderir a proteínas na superfície desses impostores.
Os pesquisadores também descobriram esse gene em um coronavírus presente em um pangolim, que pode refletir perdas e ganhos desse gene durante a evolução do SARS-Cov-2 e outros vírus semelhantes.
O estudo concluiu a necessidade de aprofundar a descoberta, já que genes sobrepostos são uma parte importante da biologia viral e merecem mais atenção.