Como prevenir que seu cão não se assuste com os fogos de artifício?

2015-04-10_190211

Proteja seu “amigão” e confira nossas dicas para que ele não fique com medo na virada do ano

Virada de ano é sinônimo de muita animação e festa para a maioria das pessoas no mundo, mas para outros seres pode significar um momento angustiante e de pânico. Mais precisamente, para os pets, que em razão do estouro dos fogos de artifício podem acabar fugindo de casa em razão do pânico provocado pelo forte ruído, que os afeta de forma significativa. Em casos mais amenos, os cães podem fazer suas necessidades onde não devem por estarem aflitos, ou até, destruírem mobílias e objetos dentro do lar.

Para tentar evitar ao máximo acidentes como estes, e promover uma passagem tranquilo para proprietários e seus pets, destacamos algumas dicas que podem ajudar a amenizar este momento para eles. Lembrando que nem toda “manobra” é 100% eficaz e elas variam de acordo com o comportamento do animal e o ambiente o qual ele vive.

  1. Prepare o seu cão para lidar com o ruído

Prepare o seu cão para lidar com o ruído, expondo o seu animal de estimação a outros sons. A dessensibilização de ruídos ajuda a prevenir uma fobia de ruídos altos. Use um CD com sons que ele não esteja acostumado a ouvir, bem antes do estouro dos fogos.

  1. Técnica do pano (Tellington Touch)

Esse método se baseia na informação de que animais que possuem esse tipo de pavor dos fogos, também têm grande sensibilidade nas regiões traseiras, patas e orelhas. Sendo assim, a técnica consiste em atar o cachorro com um pano de um modo que a circulação sanguínea das regiões extremas do corpo seja estimulada, amenizando assim as tensões localizadas no dorso do animal e diminuindo sua irritabilidade. Siga os passos da imagem.

  1. Mantenha as janelas fechadas

Se possível, mantenha as janelas e cortinas fechadas. Isso também irá ajudar a parar os flashes de luz que afetam o seu animal de estimação. A remoção de estimulação visual também pode ajudar cães calmas. E de preferência, o mantenha em um ambiente com o menor número de objetos e mobílias possível.

  1. O local importa

Evite amarrá-lo, pois o animal pode se ferir. O mais importante, é deixa-lo tranquilo e confortável. Não o deixe sozinho no quintal, terraço ou varanda. Monte um abrigo com água fresca e música alta (os especialistas dizem que a música clássica ajuda a combater o estresse).

  1. Mantenha a calma

Mantenha a calma e projete essa confiança para o seu cachorro. Lembre-se que os cães são peritos em linguagem corporal e vão saber se você estiver só fingindo estar calma. Se possível, fique de olho no seu animal de estimação e mantenha-se por perto dele. Você pode distrair e acalmar o seu cachorro, evitando que ele fique com tanto medo.

  1. De olho na segurança

Segurança nunca é demais. Portanto, momentos antes da queima dos fogos, confira o portão da sua casa. Essa atitude é importante pois muitos cães, quando estão com medo no momento dos fogos, fogem.