Como fazer seu filho usar roupas quentinhas

2015-04-10_190211

Mesmo nos dias frios, várias crianças teimam em colocar peças leves e curtas. Apesar de os pais oferecerem outras opções, elas não aceitam. O que fazer para manter o seu filho agasalhado nos dias frios?

Geralmente, quando as crianças dizem “não”, estão querendo saber até onde vai a autonomia delas, o que acaba também sendo uma forma de ir testando o ambiente. É muito frustrante quando percebem que não podem fazer certas escolhas. Assim como não é ideal sempre distribuir negativas para as crianças sem ouvi-las, também é pouco saudável dizer “sim” para tudo. Nesse caso, é interessante que os pais deem mais do que uma opção de roupa para a filha escolher, de acordo com o que eles julgam adequado. Assim, mesmo com essas limitações, a criança sente que tem uma participação na escolha. Outra questão que é importante levantar é sobre transformar a criança em uma “boneca”. Mesmo que os pais queiram que ela se vista com uma roupa que acham ideal e que vai deixá-la linda, nem sempre isso irá acontecer, pelo simples fato de que os pequenos têm gostos e personalidades próprios. Então, é preciso contar com uma pequena margem de flexibilidade, para que as crianças possam se expressar e se sentir confortáveis. Afinal, qual o problema de fazer a sobreposição de um vestido sobre uma calça? Melhor pensar que, se a roupa mantiver o corpo aquecido, não há razão para se preocupar.

Vestir roupas de personagens que elas gostam

Se a criança está fazendo birra na hora de se vestir e você está com pressa, uma boa alternativa é tirar da gaveta aquela roupa do personagem que ela ama. É bem mais fácil e rápido convencê-la. Aqui em casa, eu estava quase fazendo um estoque de roupas do Mickey e do Homem Aranha. Para as meninas, as eternas roupas de princesa sempre funcionam, e tem uma variedade enorme de opções. O mundo da fantasia nas roupas é divertido e estimulante para as crianças.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Colar adesivos:

A criança não quer colocar a roupa? Torne a roupa divertida. Você também teve uma fase de customizar as suas roupas, não é? Deixe a criança soltar a imaginação!

Oferecer opções

Oferecer duas opcões é o ideal. Deixe a criança escolher. Isso dá autonomia para ela, mas diminui suas dúvidas e controla sua ansiedade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Se demorar para decidir, contar até 10

Avisar que depois disso quem escolhe é você. Dar a opção da escolha, mas avisar que não tem toda a vida para se decidir. 10 segundos é o suficiente e, depois, o adulto decide o que será vestido caso a criança não escolha (se ela quiser atenção dos pais ela vai postergar a decisão por horas, por isso, tem que dar um limite.

Mostrar os detalhes da roupa

Mostar algum detalhe diferente da roupa (bolso, velcro, botão. Criança adora novidades, então, na hora do chilique para se vestir, mostre algum detalhe diferente da roupa e apresenta aquilo como se fosse a oitava maravilha do mundo – “nossa! Você viu que tem um bolso aqui? E o que será que tem dentro do bolso? Será que tem uma surpresa? O que será que dá para você guardar aqui? Vamos guardar algo?….”. E assim, vai conseguindo a atenção da criança.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Falar que a roupa é nova

Quando a criança ganha algo novo, salientar que é uma roupa nova, bacana, legal, diferente, divertida, Muitas crianças adoram novidades, o que é novo, e aí esse discurso ajuda.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Convença a criança de que acessórios são legais

Além de divertido, as crianças ficam muito fofas com assessórios coloridos e de personagens. Para manter as mãos quentinhas, as luvas são fundamentais, e ainda existem as sem dedinhos que dão maior liberdade para fazer artes.