Saiba como cuidar do seu pet em dias frios

2015-04-10_190211

Nos dias mais frios os bichinhos merecem atenção especial. Confira nossos conselhos para manter ser pet quentinho

Assim que chega o inverno, todo mundo já sai atrás de casacos, cobertores e cachecóis para não passar frio! Com as baixas temperaturas fica mais difícil de acordar cedo, as dores aumentam e sair de casa fica mais complicado. No entanto, não é só a gente que sente essa mudança de estação. Os nossos pets também sofrem com mudanças bruscas de temperatura e precisam de cuidados especiais! Veja quais são os problemas mais comuns e nossas dicas para evitá-los.

Dores nas articulações

Os pets, assim como nós, têm problemas articulares, como artrose e displasia, que podem piorar durante o inverno. “A dor crônica pode ser silenciosa, mas leva o pet a interagir menos com os tutores ou outros pets da casa, perder o apetite e o peso e, algumas vezes, tornar-se agressivo”, explica a veterinária Maíra Yonezawa, clínica geral do . Então é preciso ficar de olho, manter seu animal quentinho e, a qualquer sinal de problema, correr para o veterinário.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Doenças respiratórias

Os animais de estimação também podem sofrer com as doenças respiratórias, tão comuns nesta época do ano. Sabe aquela tosse chata, que incomoda? Esse é um sintoma comum nos cães, assim como diminuição de apetite.

Tosa

Mesmo no inverno, é preciso fazer a tosa do seu pet. Existe um mito de que a tosa higiênica não deve ser feita no inverno porque os animais sentem frio. É importante saber que essa higienização é uma forma de evitar que os pets retenham umidade na região genital, abdominal e patas. Essa umidade pode levar ao desenvolvimento de doenças causadas por fungos e bactérias.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Animais no quintal

É muito comum deixar os pets do lado de fora da casa, no quintal ou varanda. Para evitar qualquer problema de saúde, lembre-se de deixa-los quentinhos. Abrigos cobertos e protegidos do frio, umidade e vento são importantes e o uso de roupinhas também é muito útil! Não esqueça de deixar também uma coberta, Mesmo em dias frios, nunca se esqueça de deixar água para o seu cachorro tomar. Você pode manter ele no quintal, desde que esteja protegido e saudável.

Cuidados com os gatos

Os cuidados com os felinos são parecidos com os dos cães. Uma dica para saber se o gato está com frio ou não é sentir as extremidades como as patinhas e pontas das orelhas. Se estiverem gelados é porque ele está com frio.

Alguns cuidados:

– Estimular banho de sol
– Manter a caminha com edredom e estrado embaixo para evitar a friagem que vem do chão
– Colocar roupas em gatos de pelagem muito curta
– Optar pelas camas tipo iglu porque eles gostam de se esconder
– Manter as vacinas em dia, em especial, a contra
rinotraqueíte