Brincadeiras com gatos são importantes para estimular sentidos primitivos

2015-04-10_190211
Kitten playing with building blocks

As brincadeiras com gatos tem um papel muito importante na vida deles, pois é brincando que eles estimulam seus sentidos primitivos. Além de divertir seu gato, é necessário exercitá-lo também, afim de que ele use e mantenha ativo seu instinto natural de caçador. Alguns dos brinquedos preferidos dos gatos são “varinhas”, que tem na ponta uma corda que liga um bichinho ou uma bolinha à varinha.
Outro brinquedo muito popular são as bolinhas, especialmente as que pulam, tipo bolinha de jogar pingue-pongue. Você pode jogá-la longe, ou rolar uma pelo chão, fazendo com que seu gato saia correndo atrás dela. Uma excelente maneira de fazer isso é usando petiscos especiais para gatos. Você pode pegar uma garrafa de refrigerante (pet), do tamanho que você tiver disponível em casa, limpá-la e secá-la bem. Depois disso, coloque uma pequena porção de qualquer alimento seco que seu gato goste, de preferência a ração seca que ele come normalmente, e tampe a garrafa. Faça alguns furos na lateral permitindo que caiam alguns grãos na medida em que seu gato vai brincando com a garrafa. Assim, seu gatinho vai se divertir muito com essa brincadeira, além de gostar de comer os grãos de ração.
Pegue um pedaço de papel, tipo um saco de pão e embrulhe pequenas porções de comida seca, pode ser ração mesmo. Depois jogue essa bolinha de papel amassado longe para seu gatinho pegar. Ele será estimulado pelo cheiro da comida dentro do papel e irá mexer nessa bolinha até achar o que ele quer.