Bento-gonçalvense é indicado como melhor ator no Festival de Cinema de Gramado

2015-04-10_190211

O Bento-gonçalvense, Eduardo Giovanella de Almeida, é o personagem principal do curta-metragem “O menino da Terra do Sol”, que está concorrendo no certame Curtas Gaúchos no Festival de Cinema de Gramado, que ocorre de 16 a 24 de agosto. O ator de Bento está competindo na categoria Melhor Ator.
O curta de ficção é uma adaptação do livro de O Menino da Terra do Sol do escritor Flavio Luis Ferrarini. O filme dirigido por Michel Marcheti da Rosa, foi gravado em maio de 2018 em muitas locações da região. A história da obra é sobre Nini, um menino tímido do interior que vive intensamente a solidão da infância e vai atrás de seu sonho de ser escritor.
De acordo com Michel Marchetti, o ponto de partida para a adaptação foi os contos poéticos presentes na coletânea “O menino da Terra do Sol” que retrata a infância de Flavio Luis Farrarini na década de 60 em Travessão Paredes: “esse período é muito pouco falado nos livros ou outras obras artísticas. Se fala muito do início do processo da Imigração Italiana, mas e suas gerações, como lidaram com o mundo se transformando a sua volta e que sonhos tinham? O filme coloca a questão do êxodo rural, entre outras temas, na figura de um menino que, quando o pai chega com uma máquina de escrever, desperta nele um desejo que aos poucos se concretiza dentro dele de ser escritor”.
O principal ator do curta, Eduardo Giovanella de Almeida, é aluno das Oficinas de Teatro da Fundação Casa das Artes desde 2018. E mesmo com a pouca idade, já tem em seu currículo, diversas passagens por peças, inclusive com o papel de protagonista em quatro delas.
O ator foi escolhido para participar do curta após uma seleção feita na Casa das Artes e dentro do perfil que eles estavam buscando, ele foi selecionado.
Tanira Giovanella, mãe do ator, afirma que eles estão em um processo de intensificação da preparação de Eduardo. No momento que falou com a repórter da Gazeta, Eduardo e sua mãe estavam no Rio de Janeiro, onde, de acordo com ela, ele está fazendo especializações com diretores, produtores, testes na Globo e no SBT. Afirmou ainda, que se surgir um contrato, eles poderão se mudar para São Paulo ou Rio de Janeiro.

Eduardo comenta que “todo trabalho foi realizado com muita dedicação e empenho e tive uma experiência única com a equipe e o elenco. E, agora, ter sido indicado ao Prêmio de Melhor Ator, no Festival de Gramado, está sendo uma grande vitória”.

CURTA: O MENINO DA
TERRA DO SOL
Direção: Michel Marchetti / 18’ 30”
Distribuidora: Alba Arte
Roteirista: Marcelo Andrighetti e Raquel de Marco
Elenco: Eduardo Giovanella de Almeida, João Pedro Prates, Renato Robaínna Santacaratina, Emanuele Granslevicz, Davi Canabarro de Lima Schimitz, Gabriel Giovane Borsatto, Rafael Franskowiak, Andrea Grecco – como Mãe do Nini e Miguel Foppa
Direção de Fotografia: Dandy Marchetti
Direção de Arte: Sheila Marafon
Trilha Musical: Michel e Dandy Marchetti
Desenho de som: Michel Marchetti