Aumento do investimento em financiamento imobiliário

2015-04-10_190211

Uma forte tendência para mercado imobiliário no ano de 2020 é o incentivo do Governo Federal para diferentes tipos de financiamento.

Variedade de ofertas de crédito
Em 2020 as operações de crédito no mercado imobiliário serão muito mais facilitadas, o que inclui as ofertas de crédito imobiliário. Isso porque, assim como a taxa Selic, outras taxas de juros tendem a diminuir. Dessa forma, tanto consumidores quanto investidores se sentem mais estimulados a comercializar crédito de financiamento.
Recentemente, a Caixa Econômica Federal definiu uma taxa mínima para venda de imóveis. Trata-se de uma TR (taxa referencial) de 7,5% para linhas de financiamento de crédito imobiliário.

Valorização de imóveis
Com as tentativas de recuperação da economia, há a expectativa de uma valorização de imóveis para 2020 e 2021. O que contribui para esse pensamento é a estimativa da inflação em queda e, por consequência, a redução das taxas de juros. Isso tudo gera maior estabilidade dos preços dos imóveis e um cenário positivo.

Sustentabilidade e uso racional de recursos
O ecodesign e as construções sustentáveis já têm sido usados há algum tempo na engenharia civil. Isso se deu decorrente de novas formas de produção que têm sido instituídas pela indústria, tendo em vista a escassez crescente de recursos naturais e não renováveis. Dessa forma, consumidores têm desenvolvido consciência ambiental e procurado modificar seus hábitos de consumo e práticas de vida, o que se reflete diretamente nas suas prioridades de compra. Portanto, uma tendência muito forte para o mercado imobiliário em 2020 é o investimento das construtoras em projetos residenciais eco-friendly, que possuem soluções sustentáveis de consumo e do uso de recursos.