1º Seminário Municipal sobre Migrações Recentes acontecerá em Bento no dia 10

2015-04-10_190211

Não é uma novidade que Bento Gonçalves é um dos polos migratórios escolhido por senegaleses e haitianos, conforme inclusive já havia sido noticiado em uma reportagem veiculada em novembro, que cerca de 100 imigrantes de etnias negras chegam em Bento todos os meses. Neste sentido, para trazer as pautas dos imigrantes a conhecimento da comunidade do poder público, a Comissão Intersetorial de Tratativa de Imigrantes de Etnias Negras, criada com o objetivo de possibilitar melhor qualidade de vida e garantir o mínimo de dignidade aos imigrantes senegaleses e haitianos propôs junto do Conselho Municipal de Povos Tradicionais de Matrizes Africanas o 1º Seminário Municipal sobre Migrações Recentes.

A ideia do evento que recebeu apoio da Secretaria da Cultura surgiu após reunião realizada pelo Conselho que teve a participação de cidadãos haitianos e senegaleses que relataram suas histórias, desde a partida de suas pátrias às dificuldades enfrentadas no município. Nesta ocasião foi formada a Comissão que fez uma ficha cadastral em idioma Criolo, que foi deixada nos CRAs e Postos de Saúde do município. Dessa forma, por meio das fichas preenchidas pode-se realizar o mapeamento destes imigrantes e conhecer as suas realidades.

De acordo com Lisiane Pires, presidente do CMPTMA e coordenadora da CIPIMAEN: “Precisamos ampliar nossas relações com essa comunidade para diminuir as barreiras da comunicação com urgência. Fortalecê-los dentro da nossa sociedade porque a gente entende que já são cidadãos bento-gonçalvenses, pois temos imigrantes senegaleses e haitianos que moram no município há 13 anos”. O Seminário irá debater as propostas da Comissão como diminuir as barreiras de comunicação com a comunidade imigrante; criação do CRAI (Centro de Atendimento aos Imigrantes); oficinas de Crioulo e Francês (Haitianos Voluntários) para funcionários de cada Secretaria e representantes de empresas locais e hotéis; oficinas de Português nas escolas (professores e Haitianos voluntários); e oficinas de Empreendedorismo com foco em projetos culturais, educação, culinária e outros, fortalecendo seus vínculos socioculturais.

Programação
18h30 – Recepção – Coffe Break com apresentação de vídeos
19h – Abertura do Evento
19h30 – Palestra Dr. Gustavo Oliveira De Lima Pereira – PUC-RS
20h30 – Palestra do Centro de Atendimento ao Migrante de Caxias do Sul
21h10 – Mesa de Debates com participação de: Dr. Gustavo Oliveira De Lima Pereira – PUCRS; Assistente Social Vanessa Perini Moogen – Centro de Atendimento ao Migrante de Caxias do Sul; Diogo Segabinazzi Siqueira – Secretário Municipal de Saúde; Sirlei Bortolini, do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena (NEABI) do IFRS Bento Gonçalves; Marcus Ribeiro – Coordenador do Movimento Negro Raízes; Moïse Herve Emmanuel Lafleur – Tradutor representante da Comunidade Haitiana e Comissão Intersetorial para Povos Imigrantes de Matriz Africana e Etnia Negra.
A Comissão é composta por: Lisiane Pires (Presidente CMPTMA, Coord. Grupo Cidadania, Conselheira CMAS), Ivani Pelicer (SMED, conselheira CMPTMA), Marcos Ribeiro (Movimento Negro Raízes), Sirlei Bortolini (NEABI), Tatiane Baggio (Psicóloga), Jessica (Médica CG), Raquel Carvalho (Advogada), Vinicius Boniati (Advogado), Raquel Vieira (Vice Pres. Rotary Club BG), Rodrigo Carvalho (Rep. Prod. Adupé), Marcelo Morbini (Rep. de Comunidade), Moïse Herve Emmanuel Lafleur (Rep. Comunidade Haitiana) e Kerline Brousseau (Rep. Comunidade Haitiana).