Alunos do IFRS apresentam soluções de acessibilidade para deficientes

2015-04-10_190211

O Centro Tecnológico de Acessibilidade- CTA, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, trabalha com a percepção e desenvolvimento de soluções que facilitem a vida de pessoas com deficiências.
O CTA é um setor de pesquisa operado por professores e alunos que nesta semana dia 03, expuseram seus trabalhos no hall da Reitoria que fica em Bento. O evento alusivo ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, possibilitou a apresentação de criações tecnológicas desenvolvidas pelo setor, para facilitar a vida de pessoas com deficiência, dentre elas, foram apresentados máquina de escrever em braile, hardwares para manuseio de computador ou notebook que auxiliam pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida nas mãos ou braços, suporte que permite o celular se tornar em uma lupa eletrônica e ampliar textos ou imagens para pessoas com baixa visão, entre outras tecnologias assistivas.

Além da apresentação das criações, a exposição promoveu experiências, uma delas, o visitante era desafiado a utilizar uma cadeira de rodas ou vendar os olhos e caminhar com uma bengala para cegos. O técnico em informática do CTA, Lael Nervis comentou: “Antes de trabalhar no CTA, nunca tinha parado para pensar e reparar nas dificuldades de uma pessoa com deficiência. Sentir a dificuldade faz a gente começar a reparar no elementos do dia a dia, nos elementos urbanos, como uma parada de ônibus, por exemplo, que talvez possa ter um poste ou obstáculo que dificulte a mobilidade de um cego”.

De acordo com o IFRS, a maioria dos materiais que são desenvolvidos pelo setor de pesquisa são feitos a partir de demandas de estudantes dos campi do IFRS ou de escolas, além de Associações de pessoas com deficiências e profissionais da saúde que também solicitam soluções.  Uma das soluções recentes, desenvolvida pelo CTA com auxílio de um fisioterapeuta, foi a adaptação da cadeira de rodas do estudante do IFRS de Caxias do Sul, Matheus Costa Gambim, que foi o representante do Instituto nas Paralimpíadas Escolares Nacionais. O aluno disputou a competição na categoria bocha e teve sua cadeira adaptada para que tivesse um maior apoio nos pés para jogar a bola de bocha.