fbpx

YouTube cria seção dedicada aos podcasts

2015-04-10_190211

O podcast nasceu com a premissa de ser um formato de áudio. Inspirado em programas de rádio, o modelo ganhou rapidamente a simpatia de parte do público da internet.

Com a expansão da criação desse tipo de conteúdo, os ouvintes começaram a ficar curiosos com o que acontecia nos bastidores, transformando as gravações em conteúdos audiovisuais.

Mirando nessa tendência, o YouTube anunciou a criação de uma seção focada apenas em podcast. De acordo com o The Verge, a primeira versão surgiu no final de julho e ainda não está disponível para o público global.

Os usuários dos Estados Unidos já podem conhecer o serviço, em particular, em youtube.com/podcasts. Essa nova página apresenta programas e canais de tendências que já possuem milhões de assinantes, além de programas com públicos menores.

Por enquanto, somente algumas pessoas conseguem acessar essa nova aba. A plataforma tem apostado nos usuários que assistem com frequência os canais mais populares, episódios e listas de reprodução.

O jornal afirma que a plataforma é mais simples do que as concorrentes. No entanto, o YouTube já é uma plataforma de podcasting mais popular do que Apple Podcasts e Spotify, por causa da evolução espontânea da indústria de podcast de vídeo.

Contudo, os podcasts ainda não são um dos principais negócios do YouTube. Enquanto a a plataforma de vídeo trouxe ao Google US$ 28,8 bilhões em 2021, todo o mercado global de podcasts, segundo estimativas do Interactive Advertising Bureau, mal ultrapassou a marca de US$ 1 bilhão no mesmo período.