WhatsApp anuncia função que reverte o “apagar para mim”

2015-04-10_190211

Novo recurso, apelidado de ‘exclusão acidental’, oferece uma janela de cinco segundos para que os usuários revertam a ação de excluir mensagens para si próprios.

Com o WhatsApp hoje sendo uma ferramenta de comunicação e de trabalho, é comum que muitos arquivos e imagens sejam guardados justamente no app de conversas. Há também aqueles casos em que a pessoa não quer mais ver determinada mensagem.

Para essas situações, a função “apagar para mim” pode ser uma mão na roda, mas havia um problema: se apagou, não tinha como voltar atrás. Agora, o WhatsApp liberou um recurso que permite reverter isso. Lembrando que essa função não cancela o envio de mensagens para outros destinatários.

O novo recurso, apelidado de ‘exclusão acidental’, oferece uma janela de cinco segundos para que os usuários revertam a ação de excluir mensagens para si próprios em um bate-papo individual ou em grupo.

Ainda não há uma previsão exata de quando o recurso estará disponível para usuários de Android e iPhone, mas já se sabe que a função estava em teste há alguns meses na versão beta do programa.

Bloqueio de prints

Mais uma função considerada “desmancha prazer” do WhatsApp acaba de ser ativada: a atualização mais recente do aplicativo de conversas agora bloqueia prints em fotos e vídeos de visualização única.

A novidade estava disponível pelo menos desde outubro apenas para testadores da versão Beta do aplicativo. Apesar do bloqueio, o remetente da mensagem que seria alvo da captura de tela não receberá nenhuma notificação. Já as mensagens temporárias seguem passíveis de registro por meio de capturas de tela.

Para usuários do iOS, ao tentar dar print, aparecerá a seguinte mensagem: “parece que você tentou fazer uma captura de tela. Para maior privacidade, não é possível fazer capturas de tela de mensagens de visualização única”. Já para quem tem Android, a mensagem de tentativa de captura da tela é: “Essa captura de tela foi bloqueada para maior privacidade”.