Volume de chuvas extraordinariamente altos para norte do RS e SC

2015-04-10_190211

O site de metereologia Metsul, prevê  ciclones com ventos  fortes e alagamentos

A instabilidade aumenta muito nesta segunda-feira na Metade Norte gaúcha à medida que um cavado (área ondulada de menor pressão atmosférica) atua no Sul do Brasil. Muitas nuvens cobrem o Rio Grande do Sul nesta segunda-feira com instabilidade no decorrer do dia na maioria das regiões. A chuva ingressa já cedo a partir do Oeste e até o final da manhã atinge a maior parte do Estado.

Os maiores volumes de chuva se darão na Metade Norte do Rio Grande do Sul em grande parte de Santa Catarina, onde a maioria dos municípios terá 100 mm a 300 mm em menos de uma semana. O pior, entretanto, vai se dar numa faixa que se estende do paredão da Serra do Mar na região de Torres até a área de Florianópolis, o que inclui grande parte do Sul do estado de Santa Catarina.

O cenário meteorológico que se desenha é extremamente grave e de elevado perigo em parte do Sul do país, antecipando-se uma série de riscos para a população que incluem alagamentos e inundações, cheias de rios, enchentes, deslizamentos, quedas de barreiras, e bloqueio parcial ou total de rodovias por inundação ou desmoronamentos.

Na terça, um vórtice ciclônico em médios e baixos níveis da atmosfera atua sobre o Sul do Brasil e reforça a instabilidade com chuva mais generalizada no Rio Grande do Sul. Começará processo conhecido como ciclogênese, o de formação de um ciclone, que vai dar origem a um ciclone extratropical sobre o Sul do país entre terça e quarta.