Você é mais ansioso de manhã? Estudos podem explicar o porquê!

2015-04-10_190211
Os sintomas incluem o aumento da frequência cardíaca, respiração rápida ou suores, dores de cabeça e de estômago

Você sente ansiedade pouco depois de acordar? Alguns especialistas da psicologia vêm notando pacientes com relatos de manhãs regadas a sentimentos ansiosos, e tentaram entender a razão por trás desse comportamento. Com isso em mente, alguns estudos recentes apontam as possíveis relações entre o período matutino e essas sensações.
Parte da ansiedade pode ser atribuída ao cortisol, cujos níveis são mais elevados quando você acorda. Basicamente, o cortisol é um hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais e sua função é ajudar o organismo a controlar o estresse, reduzir inflamações e contribuir para o funcionamento do sistema imune.
De acordo com um estudo publicado na National Library of Medicine, os níveis de cortisol sérico são mais elevados pela manhã, por ser parte da inicialização do cérebro. Sabe quando o computador leva um tempo para iniciar? O cérebro é assim, após uma noite de sono. O estudo ressalta que, se alguém vem passando por uma situação estressante, o nível de cortisol tende a atingir um pico ainda mais alto pela manhã.
Outro estudo relaciona a ansiedade matinal com o ciclo circadiano, o mecanismo pelo qual nosso organismo se regula entre o dia e a noite. A partir dele, nossos processos fisiológicos são comandados para que nosso corpo consiga acordar, sentir fome, estar ativo, ficar com sono, e assim por diante.
Segundo a análise, a ansiedade piora pela manhã porque a resposta ao estresse descansa à noite enquanto a pessoa dorme, mas pode não descansar tanto em indivíduos com níveis mais altos de ansiedade, então aquele estresse fica acumulado ao longo da noite. Ao acordar, ele é liberado.
Os especialistas sugerem seguir uma rotina noturna e matinal para conter esses picos de ansiedade pela manhã, e recomendam adotar um horário certo para se deitar, além de sair das tela.

 

Sim, a ansiedade matinal existe. Conheça as causas

Os sintomas incluem o aumento da frequência cardíaca, respiração rápida ou suores, dores de cabeça e de estômago

Se acorda preocupado, tenso, irritado ou até em pânico, saiba que pode estar a sofrer de ansiedade matinal – uma das formas pelas quais o transtorno de ansiedade generalizada pode manifestar-se.
Os sintomas incluem o aumento da frequência cardíaca, respiração rápida ou suores, dores de cabeça e de estômago.

Causas e
fatores de risco
O corpo foi construído para lidar com a ansiedade assim que abre os olhos.
De manhã, o cortisol [hormona do stress] está elevado e tem mais adrenalina e uma frequência cardíaca maior. É isso que desperta as pessoas.
Mas, para algumas pessoas com ansiedade, essa resposta fisiológica torna-se psicológica e os sintomas são muito piores pela manhã do que em qualquer outra hora do dia.
A falta de sono ou de ir para a cama tarde na noite anterior tende a piorar a ansiedade matinal, explicou o profissional. As circunstâncias do dia também podem acentuar os sintomas. O atraso pode realmente deixar as pessoas ansiosas.
A dieta também pode afetar a ansiedade. O que come e bebe logo de manhã pode afetar a forma como se sente no resto do dia. Muita cafeína ou água insuficiente podem fazer com que se senta ansioso. O baixo nível de açúcar no sangue também pode desencadear sintomas de ansiedade.

Dicas para que a
ansiedade leve
não prejudique
sua vida
Ao acordar pela manhã, você se depara com dezenas de compromissos, metas a cumprir e tarefas a realizar. Toda a situação te pressiona e a ansiedade começa a tomar conta do organismo. Quando em níveis extremamente altos, essa sensação pode causar desde sudorese até sérios prejuízos à saúde do corpo e piorar a qualidade de vida.
No entanto, a ansiedade traz benefícios quando controlada e em níveis adequados. A ansiedade e certo grau de obsessão e organização são traços da personalidade que podem ajudar o paciente na vida prática, desde que consiga controlá-la e modificá-la sempre que estiver muito acentuada.

Aprenda a
organizar o dia
Uma das atitudes que podem ajudar no processo é planejar o dia antecipadamente. Um ou dois dias antes, organize seus compromissos agendados. Procure cumprir as tarefas antes do prazo e mantenha a calma se algo der errado. No dia chave, ao acordar, relembre tudo e se programe para as atividades com objetivando otimizar o tempo.
É importante se certificar de que não há tarefas demais no seu dia. Caso contrário, você não conseguirá cumpri-las, o que será motivo para se estressar sem necessidade. Além disso, saiba fazer adaptações conforme as horas passarem para não virar um escravo da agenda e atrapalhar o prosseguimento do dia. A prática de exercícios físicos é uma grande aliada contra a ansiedade.

A ansiedade no
trabalho, na
faculdade e no
colégio
No trabalho ou nos estudos, é fundamental não se pressionar excessivamente por causa de metas. Antes de tudo, saiba quais são as suas e verifique se é capaz de cumpri-las. A autocobrança excessiva e metas acima da capacidade podem gerar frustração e deixar a pessoa mais ansiosa e estressada. É importante saber o próprio potencial e conhecer suas habilidades.
Para controlar a ansiedade e manter o desempenho desejado no trabalho ou na faculdade, o indivíduo deve fazer o que gosta. Ficar muito tempo em uma atividade que não dá satisfação pessoal e onde não é possível desenvolver o seu melhor é muito desgastante e favorece o adoecimento físico e mental.