Vinícolas familiares de Bento Gonçalves se destacam em concurso nacional

2015-04-10_190211

s vinícolas da região Sul premiadas na 1ª edição do Concurso Brasileiro de Vinhos de Mesa (CBVM) receberam as medalhas em solenidade realizada na tarde de quarta-feira (16/08), no auditório da Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves.

O concurso teve a inscrição de 186 amostras das principais regiões vinícolas do Brasil: Rio Grande do Sul (com 55% das amostras), Santa Catarina (15%), São Paulo (15%), Paraná (10%) e Minas Gerais (5%). As amostras destacaram várias cepas, desde as mais tradicionais, como Isabel e Bordô, até as híbridas, como Lorena, Moscato e Bibiana, desenvolvidas pela Embrapa, e a Máximo, cultivada no Sul do país e em São Paulo.

Conforme o extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Thompsson Didoné, 100% das vinícolas de Bento Gonçalves que enviaram amostras foram premiadas no Concurso. “Isso demostra a qualidade dos produtos e a seriedade com que é conduzido o Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf) no Estado, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e executado pela Emater. Então, é o momento de coroação do trabalho da Emater e de todas entidades envolvidas, momento que simboliza um trabalho bem feito, organizado, que dá retorno, e que é exemplo de sucessão rural. Todas essas vinícolas familiares têm jovens que permaneceram ou voltaram para o interior e muitos estão buscando especialização, cursando enologia, para melhorar os seus produtos, e participando das qualificações da Emater”, salientou.

A Comissão Organizadora do concurso também elogiou a qualidade dos produtos, e o prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, exaltou o trabalho da Emater/RS-Ascar, tanto no convencimento dos agricultores para a importância do registro das vinícolas, como na melhoria da qualidade dos produtos e no acompanhamento que recebem na instalação e depois na comercialização dos produtos.

As vinícolas premiadas podem ser conferidas no link: https://www.embrapa.br/documents/1355300/37484734/resultados+CBVM.pdf/623dc12e-2a0f-f3ea-4880-5d386424010d

 

SOBRE O CONCURSO

As provas da 1ª edição do Concurso Brasileiro de Vinhos de Mesa (CBVM) foram realizadas no início de agosto no novo Centro de Enologia da cidade de Jundiaí, localizado na ETEC Benedito Storani -Etec BeSt, que pertence ao Centro Paula Souza, e os vinhos foram avaliados por categorias, e seguindo regras utilizadas nos concursos internacionais.

A realização do 1º Concurso Brasileiro de Vinhos de Mesa (CBVM) contou com apoio da Embrapa, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, do Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis RS), da Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul (Fecovinho), do Sindicato da Indústria do Vinho MG e Sindivinho RS (SindVinho); da Prefeitura do município de Jundiaí-SP, e do Centro de Enologia da Escola Técnica Benedito Storani (Etec BeSt), também de Jundiaí-SP.