Na cidade acontece, na mesma semana, a XXVI Avaliação Nacional de Vinhos, o maior evento do mundo no gênero
A Vinícola Aurora, maior e mais premiada do Brasil em concursos internacionais, participa da Wine South America 2018, com seus premiados vinhos, espumantes e suco de uva integral. Esse é o primeiro ano de realização dessa feira na Serra Gaúcha, que acontecerá de 26 a 29 de setembro, no Fundaparque, em Bento Gonçalves.
Com mais de 640 premiações internacionais, a Aurora vai expor alguns de seus rótulos mais premiados e outros consagrados no mercado brasileiro. Presença garantida é o espumante top de linha Aurora Extra Brut Pinto Bandeira Método Tradicional IP, com 24 meses de contato com as leveduras, eleito recentemente o melhor Champenoise e o melhor espumante no ViniBraExpo, realizado no Rio de Janeiro, e foi o campeão da degustação Espumantes Brasileiros x Resto do Mundo, que integrou o Rio Wine & Food Festival, em agosto. Da mesma forma, os demais rótulos da vinícola nessa Indicação de Procedência: os vinhos não espumantes Chardonnay e Pinot Noir. Espumantes da linha Aurora Procedências e Aurora também estarão no estande da vinícola, assim como seus rótulos não espumantes das linhas Reserva, Varietal e Pequenas Partilhas.
Wine South America
Com o apoio do IBRAVIN – Instituto Brasileiro do Vinho -, Vinhos do Brasil e Sebrae RS, a Wine South America 2018 tem como objetivo fomentar a comercialização e consumo do vinho brasileiro. Para isso, foi montado um amplo painel de atividades para os visitantes que poderão conhecer a história do vinho do país, com visitas às vinícolas, palestras, degustações e treinamentos. A feira traz também o Projeto Comprador, de rodadas de negócios entre compradores coorporativos e profissionais do setor, WSA Wine Tasting (apresentação e degustação de vinhos, onde especialistas apresentam seminários temáticos sobre a produção e excelência da América do Sul), Buyers Lounge(Área exclusiva destinada a visitantes estrangeiros, com loja de vinhos, com degustação gratuita de rótulos selecionados para mercados internacionais e as reuniões Taste & Buy, com encontros b2b entre as empresas expositoras e compradores internacionais), WSA 10 Star(Premiação seleta do mercado do vinho), entre outros.
No dia 29 de setembro, também no Fundaparque, acontece a XXVI Avaliação Nacional de Vinhos, o maior evento da vitivinicultura brasileira e considerado o maior do mundo no gênero, que reúne cerca de 900 pessoas, degustando os vinhos selecionados da safra, vindas de várias partes do Brasil e do exterior. O evento mostra os 16 vinhos mais representativos da safra, selecionados após degustações ás cegas realizadas pelos enólogos brasileiros. Neste ano, 50 vinícolas de todas as regiões do país inscreveram um total de 351 amostras de vinhos em processo de elaboração com uvas colhidas em 2018. Ao todo, 120 enólogos participam das provas às cegas para analisar todas as amostras inscritas e selecionar os 30% mais representativos e, destes, os 16 que serão revelados no grande evento. A XXVI Avaliação Nacional de Vinhos é organizada pela Associação Brasileira de Enologia – ABE, sob a chancela da Organisation Internationale de la Vigne et du Vin – OIV e da Union Internationale des Oenologues – UIOE.