Vida profissional e pessoal podem ser comprometidas pelo estresse; veja sintomas

2015-04-10_190211
Estresse afeta grande parte das pessoas; pode ser agudo ou crônico

Segundo estudo da International Stress Management Association no Brasil (Isma-BR), 72% da população no mercado de trabalho sofre com estresse

Hoje, sexta-feira 23, é Dia Nacional do Combate ao Estresse O alerta para a condição serve tanto para empresas quanto funcionários.

Dificuldade de comunicação, cansaço excessivo, desgaste mental, desestabilidade – são os principais sintomas e que estão atrelados ao nível de estresse no trabalho, podendo influencias a vida profissional bem como a pessoal.

O índice apontado pela Isma-BR coloca Brasil em segundo lugar no ranking de territórios com maior número de pessoas afetadas pela síndrome de burnout – doença com sintomas de exaustão extrema resultante de situações de trabalho desgastante.

O estudo indica que preocupação financeira, ou seja, o item “contas a pagar” é a principal razão de estresse para quase oito de dez brasileiros.

Os principais sinais de que a pessoa está estressada são a tendência de isolamento dos colegas de trabalho, falta de vontade de se relacionar no ambiente empresarial, instabilidade e falta de paciência.

O Ministério da Saúde orienta que é importante cuidar da alimentação e manter atividades físicas.
Veja a seguir os tipos de estresse:

Agudo: é mais intenso e curto, sendo causado normalmente por situações traumáticas, mas passageiras, como a depressão na morte de um parente.

Crônico: afeta a maioria das pessoas, sendo constante no dia a dia, mas de uma forma mais suave.

A evolução do distúrbio do estresse se constitui na fase de alerta, na fase de resistência e na fase de exaustão.