Velocidade de internet não significa qualidade de conexão

2015-04-10_190211

Conheça outras duas necessidades para uma boa experiência no streaming

Mesmo que você tenha contratado um plano de internet de barda larga veloz, muitas vezes seus jogos ou reuniões em vídeo seguem travando. O problema nem sempre é a velocidade, mas outros fatores, como latência e perda. Esses fatores não estão relacionados à velocidade.
A verdade é que fomos condicionados a pensar na banda larga em termos de velocidade, isso é, Mbps. Lógico, pensar assim fazia sentido quando tínhamos internet discada e as páginas demoravam muito para abrir.
Estudos, como o feito pelo Broadband Forum, mostram que quando a velocidade se aproxima de 100 Mbps as melhorias de navegação por conta da velocidade são em grande parte imperceptíveis para o usuário.
Na Austrália, por exemplo, a relação entre velocidade e qualidade estão relacionadas na cabeça dos consumidores. Eles compram cerca de 410 terabits por segundo (Tbps). Porém, o uso real atinge o pico de 23 Tbps. Ou seja, coletivamente eles usam menos de 6% da velocidade pela qual eles pagaram.
Assim, um plano simples de 50Mbps seria o suficiente para acomodar as necessidades de uma família pequena. Afinal, streaming de vídeo usa cerca de 3 Mbps na alta definição, videoconferência usa 2 a 3Mbps e jogos usam menos de 1Mbps).
Solução
Como passamos cada vez mais tempo em experiências imersivas na internet, precisamos repensar o que nos está sendo oferecido enquanto consumidores. Já que a velocidade é apenas um dos parâmetros, conheça outras duas necessidades para uma boa experiência no streaming, reuniões ou jogos online.
Em primeiro lugar, precisamos de uma conexão que ofereça latência baixa e relativamente constante. A latência é o tempo necessário para mover pacotes de dados do servidor para sua casa.
Em segundo lugar, precisamos que ocorra baixa perda na transmissão de pacotes de dados nessa transmissão entre o servidor e a sua casa.
Ambos os fatores, por sua vez, dependem de quão bem seu provedor de serviços de Internet (ISP) projetou e ajustou sua rede. Entre as configurações, podemos citar os caches locais e servidores de jogos locais para diminuir a necessidade de transportar dados à longa distância. Outra solução mais robusta é o uso de inteligência artificial para analisar fluxos de tráfego de rede.