Varizes tendem a ficar mais doloridas no verão

2015-04-10_190211

No verão, as altas temperaturas e a exposição ao sol podem contribuir para a dilatação das veias e agravar os sintomas das varizes. Mais do que um problema estético, a doença se caracteriza pelo mau funcionamento das pequenas válvulas que existem nas veias das pernas, o que torna o fluxo sanguíneo mais lento e causa dor, inchaço e sensação de cansaço, além de favorecer o surgimento de quadros de trombose. Para melhor cuidar das varizes neste período, vale a pena abrir mão de alguns cuidados:
Tome sol nas horas de menos calor (antes das 10 da manhã e nas últimas horas do dia).
Se você se expuser ao sol nas horas centrais do dia (o que não é nada recomendável nestes casos), aplique um de protetor nas pernas e banhe-se em água fresca a cada 15 ou 20 minutos.
Caminhe descalço pela praia nas horas de menos sol. A areia reativa nossa circulação e é muito saudável.
Se você fizer uma longa viagem de carro, trem ou avião, deve saber que estas situações de imobilidade aumentam a insuficiência venosa. Nesses casos, movimente-se sempre que possível, usando meias de compressão, faça massagens ascendentes desde a panturrilha até o joelho e mova os tornozelos em círculos.
Nada de calças muito apertadas. O melhor são os vestidos de algodão largos e frescos, que também podem proteger sua pele do sol.
Evite as meias que pressionam os tornozelos ou panturrilhas e, se necessário, use meias terapêuticas: em um dado que pode ajudar a proporcionar alívio.
Lembre-se de beber muita água e sucos e de consumir frutas frescas e fibras. Siga uma dieta equilibrada e não cometa excessos.