Valentine’s Day: Conheça curiosidades sobre a celebração dos apaixonados

2015-04-10_190211

Dia de São Valentim, conhecido como “Valentine’s Day”, é comemorado nesta segunda-feira, 14. Tradição vem dos Estados Unidos e de algumas regiões da Europa.

Existem diversos motivos para a origem da celebração. De acordo com o G1, entre elas há a de um bispo, que durante o Império Romano celebrava casamentos mesmo diante da proibição do imperador Claudio II.

À época, em função das guerras, Cláudio II cancelou as uniões porque acreditava que homens solteiros eram soldados melhores. Segundo ele, os solteiros se concentrariam com mais facilidade na vida militar.

Mas o bispo Valentim continuou celebrando casamentos. Quando descoberto, o religioso foi preso e condenado à morte. Após a prisão, vários jovens deixavam flores e bilhetes ao bispo, como demonstração de apoio.

Acredita-se também que a celebração tenha relação com a Idade Média, quando se dizia que 14 de fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros. Por isso, namorados aproveitavam a data para mandar mensagens de amor.

No Brasil, há outra celebração para os apaixonados: O Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho. A data surgiu na véspera do Dia de Sanyo Antônio, conhecido como “santo casamenteiro”, em 1948, em São Paulo.