Vai mudar de casa? Consulte nosso guia de mudanças sem perrengues

2015-04-10_190211

1 – Planejamento

Avise os dois condomínios  caso  você more e vai morar em prédio. Peça com antecedência  para reservar a capa do elevador e marque dia e hora de uso. Faça uma vistoria na futura residência, dos registros ao estado da fiação.

2 – Com  uita antecedência, providencie caixas reforçadas de vários tamanhos

Caixas muito pesadas são péssimas de carregar melhor dividir em pequenas. Coloque itens pesados até a metade e preencha a outra parte com coisas leves (roupas, lençóis). Livros podem ir em caixas pequenas (as book boxes), que facilitam o transporte.

Reforce o fundo de todas elas com fita adesiva. Etiquete todas as caixas com  para facilitar o desembrulho (identificando casa setor:  quatro sala cozinha etc), além de idetificar o conteúdo de cada uma ( cobertores, talheres , etc) Pode parecer bobagem ,mas  facilita em muito  o  abrir das caixas por ordem de  necessidade. As caixas, quando entregues na casa nova já devem ser depositadas nos cômodos correspondentes, evitando o desespero de encontrar o que você precisa nos primeiros dias.

Tenha consciência que você nao vai conseguir desencvaixotar e guardar tudo em dois dias. |certamente você vai ficar meio acampado por um período. Planeje-se com o necessário para sobreviver uma semana sem entrar em desespero. faça um kit sobrevivência para uma semana

 

3 – Kit de sobrevivência

Faça uma mala com itens essenciais (trocas de roupa, toalha, nécessaire, água, lençol), como se fosse viajar. Assim você não precisará abrir todas as caixas em busca da sua escova de dentes ou do seu pijama. Monte também um kit de limpeza e faça uma faxina na casa nova antes de receber caixas e móveis.  Imagine-se indo acampar por uma semana: o que você não viveria sem? Então éisto que vocêvai levar no seu carro, independentemente das caixas a serem transportadas

4 – No dia da mudança…

Pense bem antes de contratar um caminhão: às vezes, tudo pode caber em uma caminhonete, ou várias viagens no seu carro – e sai mais em conta e aquelas suas taças de cristal vão chegar ilesas.

Se não quiser ter enxaqueca com isso e tiver grana sobrando, há empresas que, além do transporte, embrulham sua louça, protegem cada taça com plástico-bolha… Por fim, desfaça as caixas aos poucos – e por cômodos. Siga a ordem dos essenciais: banheiro, quarto, cozinha e, por último, a sala.

5- Sempre consiga  mais mão de obra do que o transporte e auxiliar: acredite, você vai precisar demais de ajuda extra. Nunca é suficiente

6- Assegure-se que a luz da  nova residência esteja ligada, como todas as torneiras e chuveitros instalados. Isto fará da sua primeira noite na casa nova inesquecível.

 

Antídotos para dor de cabeça

  • Vai usar plástico-bolha? Envolva toda a superfície dos objetos com as bolhas viradas para fora e prenda tudo com um pedaço de fita adesiva.
  • Preencha os espaços vazios das caixas com papel amassado. Isso reforça a proteção e evita que os objetos balancem.
  • Peça ao novo condomínio a planta do imóvel. Ela contém todas as medidas da residência, além de informar quais são as paredes de sustentação e por onde passam a fiação e o encanamento. Ninguém merece pendurar um quadro e ganhar um vazamento de brinde.
  • O cabo de internet não passa do hall social para o seu apê? Não se desespere: contrate uma empresa especializada em desobstruir conduítes (nome técnico para “abrir espaço no buraco para o fio”).