Vacinas contra gripe e Covid-19 podem ser aplicadas no mesmo dia

2015-04-10_190211

Ideia é otimizar as idas à unidades de saúde e potencializar a cobertura vacinal de diversos imunizantes

Em nova recomendação, o Ministério da Saúde autorizou que as vacinas contra a Covid-19 e contra a gripe sejam aplicadas no mesmo dia. Antes, a orientação do Ministério da Saúde era que houvesse um intervalo mínimo de 14 dias entre as imunizações. O mesmo vale para as demais vacinas de rotina, inclusas na campanha de multivacinação, que vai até o dia 29 de outubro.

Segundo o ministro da Saúde substituto, Rodrigo Cruz, após orientação da Pasta, os brasileiros que forem até os postos de vacinação para tomar a primeira, segunda ou dose de reforço contra a Covid-19 poderão também receber as demais vacinas do calendário vacinal, o que inclui a vacina contra a gripe. Com mais de 62,9 milhões de doses aplicadas, a cobertura vacinal contra a Influenza está em 67,9% em relação aos grupos prioritários. Para Rodrigo Cruz, a medida incentivará o cidadão a se proteger contra as doenças e ressaltou que a adesão às duas campanhas é importante para a população.

A decisão para redução do intervalo foi recomendada pela CTAI-Covid considerando a necessidade de minimizar perdas de oportunidade para a vacinação. Segundo o Secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, a administração simultânea de diferentes vacinas já é prática corriqueira no Programa Nacional de Imunizações (PNI) com outras vacinas, sendo uma estratégia segura e efetiva.

A recomendação inicial para se manter um intervalo entre as diferentes vacinas foi uma medida de precaução, considerando ainda a necessidade de monitorar eventos adversos pós vacinação contra Covid-19 no momento em que as vacinas foram introduzidas no país. Agora, após amplo uso na população e com o perfil de segurança das vacinas Covid-19 já bem descrito, é possível vacinar de forma simultânea. Espera-se que a medida promova ganhos importantes de saúde pública ao melhorar as coberturas vacinais no país.