Uso de óculos pode diminuir o risco de infecção pelo novo coronavírus

2015-04-10_190211

Pesquisa americana mostrou que pessoas que usam óculos têm cinco vezes menos probabilidade de serem infectadas

Um estudo divulgado pela Associação Médica Americana (AMA) na Revista JAMA Ophthalmology sugere que o uso de óculos pode diminuir o risco de contaminação por Covid-19. O motivo seria a proteção proporcionada pelo acessório nos olhos, evitando o contato direto e frequente com as mãos e também bloqueando a entrada do vírus.

Para a pesquisa, foram analisados 276 pacientes hospitalizados com a doença na cidade de Suizhou, próxima a Wuhan, na China. Entre o grupo observado, constatou-se que a proporção de pessoas que usavam óculos por mais de 8 horas diárias (5,8%) era menor do que a população em geral (31,5%). Essa baixa ocorrência levou os pesquisadores a relacionar a menor suscetibilidade à infecção ao uso dos óculos.

As conclusões são preliminares, e os cientistas defendem que mais estudos sobre o tema devem ser realizados. No entanto, a hipótese levantada coincide com a orientação de autoridades da saúde a respeito o alto risco de contágio pelos olhos, além da boca e do nariz. Dessa forma, medidas preventivas como higienizar constantemente as mãos e evitar tocar o rosto têm a importância reforçada.

Um relato comum de quem utiliza óculos com a máscara de proteção é a dificuldade provocada por lentes embaçadas. Isso porque, ao respirar dentro da máscara, o ar sai quente pela parte superior da peça criando condensação.

Uma alternativa para evitar esse problema, é o clip nasal, já oferecido por algumas empresas. Feito de silicone, o acessório se encaixa à peça sem pressionar ou machucar o rosto. Além de ajudar na visibilidade de quem usa óculos, a peça também proporciona vedação mais segura impedindo a entrada de ar sem filtragem.

Fonte Estadão