Uso de máscaras volta a ser obrigatório em aeroportos e aviões no Brasil

2015-04-10_190211
asian female casual cloth wear virus protective face mask sit with social seat distancing new normal lifestyle enjoy hand work use laptop in airport terminal safety travel concept

Medida volta a vigorar três meses após a exigência ser derrubada. Obrigatoriedade começa a valer na sexta-feira (25) em todo o país

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou que o uso de máscaras em aviões e aeroportos é novamente obrigatório no Brasil. Decisão ocorreu no fim da noite desta terça-feira (22). A adoção não é imediata e prevê um tempo de adaptação: a medida começa a valer nesta sexta-feira (25).

A exigência volta a ser aplicada pouco mais de três meses depois de ser derrubada pela Anvisa. A obrigatoriedade foi retomada a fim de reduzir o risco de contágio da Covid-19, considerando o aumento expressivo de casos da doença nas últimas semanas no país.

Segundo o Diretor Alex Campos, que propôs a medida, “o uso de máscaras em ambientes de maior risco, pelas suas características de confinamento, circulação e aglomeração de pessoas, representa um ato de cidadania e de proteção à coletividade e objetiva mitigar o risco de transmissão e de contágio da doença”.

O uso das máscaras já era recomendado desde agosto deste ano, principalmente para pessoas com sintomas gripais e para o público mais vulnerável, como imunocomprometidos, gestantes e idosos.

A decisão foi tomada durante uma reunião entre representantes da Sociedade Brasileira de Infectologia; Conselho Nacional de Secretários de Saúde – Conass; Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – Conasems; Fundação Oswaldo Cruz; e Associação Brasileira de Saúde Coletiva; além dos epidemiologistas Carla Domingues e Wanderson Oliveira.

No mesmo encontro, a diretoria colegiada da Anvisa aprovou o uso temporário e emergencial de duas vacinas bivalentes contra Covid-19 da empresa Pfizer (Comirnaty). As vacinas aprovadas são para uso como dose de reforço na população a partir de 12 anos.

As vacinas bivalentes oferecem proteção contra mais de uma cepa de um vírus. As vacinas aprovadas protegem contra:

Bivalente BA1 – protege contra a variante original e também contra a variante Ômicron BA1.

Bivalente BA4/BA5 – protege contra a variante original e também contra a variante Ômicron BA4/BA5.