Universidade portuguesas aceitam nota do Enem para seleção

2015-04-10_190211

São mais de 50 instituições de ensino superior que possuem acordo com o Inep

Apesar do foco dos estudantes inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ser, na maioria das vezes, a entrada em universidades nacionais, os resultados do Enem também podem ser usados em processos seletivos de instituições de educação estrangeiras. Por exemplo, em Portugal.
Ao todo, 51 universidades, institutos politécnicos e escolas superiores portuguesas possuem acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão realizador do Enem, para facilitar a inscrição de brasileiros em cursos de graduação em Portugal. Outras universidades estrangeiras podem aceitar a nota do exame, mas não possuem convênio com o Inep até o momento.
O Enem Portugal, programa de acordos interinstitucionais entre o Inep e as universidades portuguesas, existe desde 2014 e se tornou possível diante de uma mudança na lei portuguesa, que regulamentou o estatuto do estudante internacional no país. Na época, algumas faculdades portuguesas já aceitavam os resultados do exame brasileiro, mas não de forma regulada.
O acordo com o Inep garante às instituições portuguesas acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal. A Universidade de Coimbra foi a primeira a assinar o convênio interinstitucional com o Inep.