Trabalho é feito por funcionários e estudantes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Para reduzir custos da população e utilizar material sustentável, a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) começou a produzir sabão ecológico para ser usado nas limpezas de casas que foram atingidas pelas enchentes.
A produção é feita no laboratório de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia na unidade de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, com atuação de estudantes e funcionários dos quadros docentes e administrativos.
O principal ingrediente para o sabão ecológico é o óleo de cozinha usado, que é doado pela comunidade. Outros materiais necessários como soda, álcool e embalagens vêm por doações.
De acordo com a Universidade, a produção será feita enquanto houver necessidade. Entregas do produto já foramfeitas nas cidades de Cruzeiro do Sul, Muçum e Roca Sales. Em Bento Gonçalves as entregas não foram feitas, pois ainda não há autorização para as pessoas voltarem para suas casas.
Quem desejar, pode contribuir com a iniciativa doando garrafas, álcool com percentual acima de 92% e soda com percentual acima de 99% ou via Pix. Para saber como doar ou para solicitar o sabão, a Uergs solicita que seja feito contato por meio do WhatsApp de número (54) 3452-0389.
A produção vai seguir enquanto houver necessidade. O sabão produzido na Uergs de Bento Gonçalves foi entregue nas cidades de Cruzeiro do Sul, Muçum e Roca Sales. Os itens produzidos na unidade de Santa Cruz do Sul foram entregues a 55 famílias do município, e também a 15 famílias de um quilombo em Candelária e a 30 famílias de Sinimbu. Também foram entregues galões de sabão para a Defesa Civil do Estado, contemplando outras 50 famílias.