Um terço dos idosos tem medo de não conseguir se sustentar

2015-04-10_190211

Terceira idade teme depender da ajuda de outras pessoas para pagar as contas

Após décadas de trabalho, chega a idade de encerrar a vida profissional para desfrutar da terceira idade. Na teoria, a aposentadoria representa um momento de descanso e tranquilidade. No entanto, o medo de não ter recursos para o próprio sustento e depender de outras pessoas para sobreviver se tornou um dos maiores medos dos idosos no Brasil.
Quase um terço dos idosos tem medo de ficar sem dinheiro para se manter, segundo dados de uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), em parceria com a Offer Wise, para entender como as pessoas da terceira idade encaram a fase de vida.
Dos entrevistados, 42% tem medo de ficar doente e depender de terceiros e 20% temem não se sentir útil. Perder entes queridos é o receio de 25% e 27% se preocupam com a saúde física.
Aproveitar a vida com familiares é o desejo de 33% dos idosos. Outros 24% pretendem viajar pelo Brasil, enquanto 23% querem continuar trabalhando. Em uma escala de 0 a 10, a média da felicidade na terceira idade é 7. Nas classes A/B, o índice sobe para 8.
Com a reforma da previdência, aprovada em 2019, a faixa etária para aposentadoria por idade subiu para 70 anos. Idosos de 60 a 69 de baixa renda recebem apenas o Benefício de Prestação Continuada (BPC), avaliado em R$ 550. O valor é equivalente a metade de um salário mínimo.