Última frente fria do inverno muda o tempo. Veja as projeções

2015-04-10_190211

Uma frente fria começa a ingressar no Rio Grande do Sul entre a tarde e a noite de hoje, mudando as condições climáticas no estado. No entanto, em muitas cidades, o sol e as nuvens predominam ao longo da maior parte desta quinta-feira, com temperaturas em elevação. O dia começa com tempo firme em todas as regiões, mas, ao longo das horas, a nebulosidade aumenta. Áreas de instabilidade podem trazer chuva isolada no fim da tarde e noite, antes da chegada da frente fria, que deve provocar precipitação generalizada no Oeste, Sul e parte do Centro do estado. Há risco de chuva forte e temporais isolados.

Antes da mudança no tempo, o ar mais quente se intensifica, trazendo fumaça de queimadas e calor em algumas localidades, especialmente nos vales e na Grande Porto Alegre, onde as temperaturas podem atingir até 30°C. O governo do estado chegou a emitir um alerta para possíveis temporais nesta quinta-feira, recomendando atenção aos gaúchos. No entanto, a maior instabilidade deve ocorrer entre a noite de hoje e a manhã de sexta-feira, quando a frente fria avança pelo estado, trazendo chuvas intensas, raios e a possibilidade de tempestades isoladas.

A previsão é de que a frente fria traga chuva para o Oeste, Sul e Centro no final desta quinta-feira, com a precipitação se espalhando para as demais áreas do estado entre a madrugada e a manhã de sexta-feira. A MetSul Meteorologia disponibilizou mapas com projeções de chuva para as próximas 72 horas, baseados nos modelos meteorológicos europeu ECMWF, alemão Icon e o de alta resolução WRF.

Como se observa nas projeções dos modelos, a chuva deve acumular 20 mm e 50 mm na maior parte do Rio Grande do Sul, entretanto em pontos localizados a precipitação na atuação deste frente fria pode atingir marcas de 50 mm a 80 mm, de acordo com a avaliação da MetSul.

O sistema frontal deve atingir vários pontos de Santa Catarina e o Paraná entre amanhã e o sábado, mas com menor organização.

Mesmo assim pode ocorrer chuva forte isolada com temporais localizados nos dois estados. Os volumes de chuva, porém, devem ser menores que no território gaúcho. Todos os mapas neste boletim podem ser consultados pelo nosso assinante (assine aqui) na nossa seção de mapas a qualquer hora.

A plataforma oferece mapas de chuva, geada, temperatura, risco de granizo, vento, umidade, pressão atmosférica, neve, umidade no solo e risco de incêndio e raios, dentre outras variáveis, com atualizações duas a quatro vezes ao dia, de acordo com cada simulação.