UCS Bento estimula apreço pela ciência com competição de foguetes

2015-04-10_190211

Estudantes e professores dos ensinos fundamental e médio podem participar da competição no dia 25 de novembro

Os ensinamentos das aulas de ciência e física são muito mais divertidos quando levados à prática. No dia 21 de novembro, professores e estudantes dos ensinos fundamental e médio testam essa máxima numa competição que, divertindo, vai explorar o mundo científico.

A UCS Bento realiza, no dia 25 de novembro, a sétima edição da Competição Regional de Foguetes, no estacionamento da universidade, às 8h. “Nosso objetivo é estimular a ciência a partir de uma atividade lúdica e uma competição saudável entre equipes escolares do nosso Estado”, conta o professor Tiago Cassol Severo, organizador do evento.

A competição consiste em lançar os foguetes, feitos de garrafa PET de 2 litros, à maior distância horizontal possível. Os dispositivos devem ser construídos por equipes de três estudantes da mesma série e escola, tendo como líder um professor. Para a propulsão, eles só poderão utilizar água e ar de uma bomba manual de encher pneu de bicicleta. Todas demais peças do foguete, como ogiva e aletas, poderão ser construídas de forma livre. Cada equipe, inclusive, poderá produzir quantos foguetes e bases de lançamento julgarem necessário.

O campeonato será dividido em duas categorias. Uma delas será destinada a estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, enquanto a outra será voltada par estudantes do 1º ao 3º ano do ensino médio. “A competição oportuniza uma alternativa de atividade para os professores e motiva os estudantes interessados pela ciência das suas escolas, mediante a um trabalho colaborativo, interessante e estimulante”, comenta Severo.

 A dinâmica da competição ocorrerá em três fases. Na primeira, as equipes terão três tentativas de lançamento de seus foguetes. Os 10 que atingirem as melhores posições avançam para a segunda fase. Nessa, cada time terá direito a apenas dois lançamentos, e os cinco melhores se classificam para a final. Quem alcançar a maior distância na última fase da competição será o campeão. As três melhores equipes em cada categoria receberão troféus.

Inscreva seu time

Para participar desse desafio, os alunos têm até o próximo dia 21 para se inscrever, a partir de uma taxa de R$ 14 a ser paga por cada participante das equipes – três estudantes e o professor líder. As inscrições devem ser feitas no endereço https://tinyurl.com/5x73szsk. Após a concretização do processo, o professor líder deverá entrar em contato com o organizador do evento, por meio do WhatsApp (54) 9.9657.3370 ou do e-mail tcsevero@ucs.br, a fim de receber as instruções e as regras completas da competição.

Serviço

O quê: VII Competição Regional de Foguetes

Quando: dia 25 de novembro, das 8h às 15h

Onde: estacionamento da UCS Bento

Quanto: R$ 14 por participante de cada equipe

Inscrições: até o dia 21 de novembro pelo endereço https://tinyurl.com/5x73szsk