UCS Bento aproxima profissões de alunos do ensino médio

2015-04-10_190211

UCS Talk Profissões reuniu mais de 1 mil alunos secundaristas de cinco municípios nesta terça-feira

A transição da adolescência para a vida adulta traz uma série de responsabilidades, incluindo a escolha dos caminhos para o futuro profissional. Para mais de mil estudantes da região que vivem essa fase da vida, a terça-feira foi para conhecer um pouco mais sobre as diversas carreiras que eles podem ter pela frente tendo por base as áreas do conhecimento da UCS.

Durante todo o dia 17 de outubro, a UCS Bento promoveu, no ginásio de esportes, o UCS Talk Profissões, reunindo estudantes do ensino médio de Bento Gonçalves, Garibaldi, Carlos Barbosa, Barão e Salvador do Sul.

Nos três turnos em que ocorreu, a programação aproximou os jovens das diversas possibilidades de futuro profissional, instigando-os a conhecerem as mais de 25 opções de graduação da universidade e despertando a curiosidade deles para novas possibilidades. “Esse é um espaço de promoção de autoconhecimento. O que fazemos é colocar o aluno em contato com o ambiente vibrante de uma universidade como a UCS, oportunizando que os alunos se encontrem nas suas habilidades, mas que estejam, acima de tudo, livres para conhecerem e escolherem outras oportunidades”, destacou o sub-reitor da UCS Bento, Fabiano Larentis.

Para isso, os alunos percorriam diferentes ilhas de conhecimento, representadas pelas Ciências da Vida, Ciências Exatas, Ciências Sociais e Jurídicas, Ciências Humanas e Arte e Arquitetura. Em cada uma delas, os secundaristas dirimiam dúvidas e descobriam mais sobre os cursos abarcados em cada área diretamente com professores e coordenadores.

Outros gatilhos espalhados pelo UCS Talk Profissões também ajudavam a acionar a curiosidade. Aluna do 2º ano no Sagrado Coração de Jesus, Letícia Ziger Alves, 17 anos, queria saber como se quantificava a idade de uma árvore depois que viu um pedaço de tronco entre os objetos expostos na Área da Vida. “Pretendo fazer Biologia, só não sei se mais na parte de botânica ou de zoologia”, disse ela, ao lado da colega Júlia Da Ré Araldi, que tem a ideia de cursar Design. Com pelo menos mais um ano para encerrar o ensino médio e chance de trocar de curso, Letícia aproveitou para explorar outras perspectivas. Realizou lá mesmo o teste vocacional. “Deu Letras e apareceu também Odontologia”, disse, sorrindo, pelo resultado diferir de sua primeira escolha.

A professora Daiane Vergani, coordenadora do curso de Enfermagem da UCS Bento, enalteceu a chance de os adolescentes conhecerem diversas profissões, entendendo um pouco da atuação do profissional diante do mercado de trabalho, além da troca proporcionada entre universidade e aluno. “É importante esse momento de explorar, porque vai certamente favorecer a uma escolha mais assertiva no campo profissional. Que bom que os alunos têm essa oportunidade de conhecer sobre os cursos e falar com os professores, ter acesso àquele professor e saber que ele vai fazer parte da formação acadêmica do aluno. E para a universidade, também, em contrapartida, é importante saber qual é o perfil de aluno que está chegando”, disse Daiane.

Quem buscava saber mais sobre seu futuro também era a estudante Karen Correia, 17. A aluna do 3º ano do Dona Isabel ainda não sabe ao certo qual profissão seguirá, por isso fez questão de fazer o teste vocacional, oportunizado pelo curso de Psicologia. “Talvez Direito”, disse, enquanto aguardava uma cadeira vagar. “Com o texto vou ter uma ideia melhor”, prosseguiu. Após realizarem o teste, os alunos recebiam orientações acerca do resultado com os profissionais da área.

Amigas e colegas no Terceirão do Mestre Santa Bárbara, Rebeca Leal, 17, Náthally Deon, 18, e Franciele Coser, 17, descansavam depois de percorrerem os estandes de conhecimento. Delas, apenas Rebeca demonstrava alguma dúvida sobre qual curso seguir, enquanto as amigas estavam certas que cursariam Medicina. “Gostamos muito da proposta, tiramos algumas dúvidas. Eu estou pensando em Psicologia, mas também gosto muito de Arte, de dança, mas nada ligado à licenciatura”, contou Rebeca.

Microscópios, esqueletos, minifoguetes, objetos de arte e bonecos utilizados em classes como Enfermagem e Medicina somaram no aparato técnico para instigar os estudantes, além das conversas com os professores da universidade. Nesse sentido, também, os jovens formavam grupos para, a poucos passos dali, conhecerem por meio de visitas guiadas laboratórios e parte da estrutura universitária. Eles tiveram a chance de conhecerem laboratórios utilizados pelos acadêmicos tanto dos cursos ligados à área da Vida, como os de Anatomia, Habilidades e Bioquímica, quanto das Ciências Exatas, como de Computação Gráfica, de Energias Renováveis e Metrologia. A programação do UCS Talk Profissões ainda contou com distribuição de lanches, pipoca e algodão doce, além de permitir que os alunos levassem para casa o Guia Definitivo das Profissões, que podia ser baixado no smartphone através de um QR code.

Para a diretora acadêmica da UCS Bento, Nívia Tumelero, o UCS Talk Profissões representou mais uma etapa do trabalho contínuo da universidade em conectar os estudantes com o conhecimento. “É um momento especial de toda uma ação que fizemos com as escolas durante o ano, especialmente do terceiro ano do ensino médio, propondo atividades como da torre de espaguete, para mostrar como o conhecimento é necessário para alcançar um objetivo. O UCS Talk Profissões é isso também, mostrando onde eles podem chegar por meio do conhecimento”, comentou.

Aos alunos que estão finalizando o 3º ano do ensino médio e já têm definido o curso a seguir, as inscrições para o vestibular contínuo da UCS estão sempre abertas em ucs.br/vestibular. Em Bento, são 27 opções de graduações. O ingresso se dá pela realização de uma prova de redação online, sempre segundas e quinta-feiras, ou pelo aproveitamento da nota da redação do ENEM ou de outros vestibulares prestados na UCS. O único curso com ingresso tradicional é o de Medicina, cuja prova é semestral, no Campus-Sede.