UCS Bento aproxima ambiente acadêmico de alunos do ensino médio

2015-04-10_190211

Universidade é parceira do projeto Hora de Liderar, desenvolvido pelo Colégio Sagrado Coração de Jesus

Desde 2021, a UCS Bento é parceira de um projeto desenvolvido pelo Colégio Sagrado Coração de Jesus para aproximar alunos do ensino médio da pesquisa científica. Nesta jornada de aprendizado, a universidade pratica seu conhecido envolvimento comunitário, enquanto dissemina saberes para auxiliar na proposta do Hora de Liderar: promover o protagonismo estudantil por meio da produção de conhecimento científico na escola.

Criado há cinco anos e reestruturado há três, o programa dedica atenção à produção científica no ensino básico em três eixos – Humanidades, Tecnologias e Saúde e Manejo de Recursos Naturais. A cada ano, cerca de 40 adolescentes entre 15 e 18 anos participam da proposta, que ocorre entre os meses de março e novembro. A adesão ao projeto pelos alunos é livre, e os encontros são semanais, ocorrendo no contraturno escolar, com colégios e universidades parceiras.

A UCS Bento tem sido um agente parceiro do Hora de Liderar desde 2021. “A cada ano, firmamos parcerias com diferentes professores da instituição. Esses professores possibilitam que nossos educandos participem de projetos que já se encontram em desenvolvimento por professores e estudantes da universidade”, destaca a educadora Rosângela Brito, coordenadora do Projeto Hora de Liderar do Colégio Sagrado Coração de Jesus.

Para ela, a UCS Bento abre uma excelente oportunidade para os educandos vivenciarem o ambiente acadêmico durante o ensino médio. A partir da investigação, da reflexão e das análises nos eixos de estudos propostos pelo projeto, os alunos participam de aulas práticas e teóricas junto aos professores da instituição. “Nossos estudantes podem ter acesso aos laboratórios e a outras dependências, enriquecendo o trabalho realizado”, opina a educadora. Rosângela destaca uma outra vantagem dessa aproximação entre as instituições, principalmente quanto ao futuro dos estudantes. “Vivenciar o ambiente acadêmico possibilita aos nossos educandos apropriar-se do conhecimento para a sua escolha profissional e permite ampliar o conhecimento a respeito de como são desenvolvidas pesquisas acadêmicas”, observa Rosângela.

Para o sub-reitor da UCS Bento, Fabiano Larentis, o movimento de aproximação da universidade com instituições do ensino básico fomenta e potencializa a crença no papel transformador da educação. “Como instituição comunitária, a UCS deve estar ao lado e trabalhando em conjunto com os educandários da região, promovendo e alavancando a busca contínua pelo conhecimento. Só assim, com a formação integral das pessoas, vamos alcançar o desenvolvimento sustentável”, pontua Larentis, responsável por abrir a edição do Hora de Liderar neste ano.