UCS Bento apresenta potencial de pesquisa para ecossistemas de inovação e desenvolvimento tecnológico.

2015-04-10_190211

O Centro de Inovação do CIC acolheu o encontro com coordenadores do UCS Inova que apresentaram a importância da universidade e da pesquisa na propulsão da inovação

 

O papel de uma universidade comunitária vai além da formação de profissionais para determinados nichos de mercado – entrega, também, inserções positivas no contexto social ao qual está inserida por meio de projetos e corrobora com o ecossistema de inovação do qual faz parte. Essa perspectiva foi comprovada no ‘Papo de Terça’ desta semana dentro do Inova Bento. Gestores do UCS Inova apresentaram o papel da academia e da pesquisa na propulsão da inovação – evidenciando a importância das instituições educacionais para ambientes cada vez mais inovadores, em bate-papo realizado  no início de  abril.

A agência de inovação da Universidade de Caxias do Sul é uma estrutura de articulação entre a comunidade e a academia, voltada para o desenvolvimento de pesquisas, projetos e serviços. A proposta do encontro foi justamente aproximar os players do ecossistema do Inova Bento das atividades e possibilidades oferecidas pela instituição. “Hoje, propomos o exercício de olhar para trás e identificar quantas participações e inserções positivas uma universidade comunitária como a UCS entrega, muito além das formações. Por meio da agência de inovação buscamos justamente esse ‘ir além’, ao introduzir, estabelecer e gerir um ecossistema sinérgico para a inovação e para o empreendedorismo”, destacou a pró-reitora de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da UCS, professora Neide Pessin.

Em quatro eixos, o UCS Inova busca fomentar iniciativas empreendedoras e inovadoras: Start UCS, que trabalha a ideação, validação, modelos de negócio e prototipagem; ItecUCS, atuando na tração, validação de mercado, gestão e capacidade empreendedora; CatalisaUCS, no desenvolvimento de tecnologias, gestão de projetos, propriedade intelectual e transferência de conhecimento; e o TecnoUCS, com uma rede de estrutura e suporte, desenvolvimento de talentos, venture capital e growth e aceleração. “Esses são eixos fundamentais para o propósito da agência, e tudo começa lá na ideação, etapa que o Inova Bento atua de forma bem assertiva”, reforçou.

Durante a apresentação, a equipe do UCS Inova também trouxe dados sobre a agência em 2023, com destaque para os 76 projetos contratados no ano, os 146 em execução e os 36 em prospecção. São 87 pesquisadores envolvidos, sendo 44 bolsistas – além de 57 empresas e 23 órgãos públicos, totalizando 1.344h de mentorias realizadas de forma gratuita. Foram destacados, ainda, o projeto UCS Graphene, que estuda as mais diversas aplicações com grafeno, a jornada empreendedora dentro da UCS, os hubs de inovação, com foco na visão de tríplice hélice e na intersecção nas esferas academia, indústria e governo, e cases de sucesso dentro do CatalisaUCS.

A pró-reitora esteve acompanhada pelo professor Matheus Jahn, coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da UCS Inova, Fábio Verruck, coordenador de desenvolvimento de novos negócios da agência, César Panisson, coordenador do TecnoUCS, e Maurício Schafer, assessor da pró-reitoria.