UBSs do interior têm funcionamento irregular

2015-04-10_190211
O distrito de Faria lemos está sem médico e funciona somente meio turno

Faria Lemos e Tuiuty apresentam expediente reduzido e a unidade de São Pedro está fechada

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) não estão funcionando em sua totalidade na cidade. por falta de recursos e funcionários. O problema, no entanto, se estende também para as Ubs do interior.

O distrito de São Pedro está com a UBS fechada e os pacientes são encamin hados para a unidade de saúde do bairro Barracão, que também estava sem atendimento médico, quando a reportagem da Gazeta esteve no local

Com falta de dinheiro nos cofres públicos, não é difícil de escutar relatos da carência em medicação. No posto de saúde de faria Lemos não foi diferente. A unidade está sem médico desde janeiro, desde que demissão para fazer um curso. Muito a contra gosto, a enfermeira Cleusa Schizzi que atende no local, relutou em repassar informações básicas para a reportagem, precisando da interferência do secretário de saúde Diogo Siqueira.

A Enfermeira Cleusa Schizzi, da UBS do distrito de Faria lemos, tentou esconder, ingenuamente, a falta de médico na Unidade de Saúde do distrito, precisando da intervenção do Secretário de Saúde para que a informação – que é pública – fosse divulgada

Na Unidade de Saúde só atendem uma enfermeira, uma técnica de enfermagem, um dentista acompanhado do auxiliar, uma profissional da limpeza, além do setor administrativo. A enfermeira Cleusa, na tentativa de minimizar a situação, justificou que a demanda de pacientes é baixa. “O local é pequeno, e muitas pessoas buscam medicação ou trocam receita. O atendimento médico normalmente não tem necessidade”, afirma.

Já a UBS de Tuiuty, há poucos quilômetros de Faria Lemos, funciona também em regime de meio turno. O pedreiro e morador da localidade, Jair Bitencourt revelou que “ posto aqui da localidade fica aberto na parte da manhã e de tarde é fechado e o atendimento passa a acontecer em Faria Lemos. Isso está acontecendo desde o final do último ano”, afirma.

No distrito de São Pedro a situação não é diferente. No local, o paciente encontra uma mensagem na porta da UBS avisando que no decorrer de fevereiro o posto não funcionará, e que quem precisar de atendimento deve ir até a unidade de saúde do bairro Barracão. A UBS do bairro, no entanto, também apresenta problemas. No local, uma técnica de enfermagem afirmou que o médico não estava trabalhando no momento, mas que o número de atendimento era superior de 15 pessoas ao dia. Quando questionada sobre a falta de medicamentos, apenas confirmou a informação.
De acordo com o Secretário de Saúde, Diogo Siqueira, a prioridade é remanejar profissionais para baixar as despesas mensais e o trabalho em meio turno é uma alternativa para cortar gastos. “No início do ano tínhamos um déficit de R$ 8 milhões, mas tenho certeza que a situação melhorou bastante. – mesmo sem revelar números que confirmem a sua afirmação – Até abril vamos saber qual o valor que podemos gastar”, explica.
A situação é delicada, e sabendo da exigência da comunidade e descontentamento da comunidade, Siqueira está verificando pessoalmente cada caso. “Estou passando em todas comunidades que têm unidades básicas para tentar ver o que precisamos diminuir. Estou conversando com as pessoas, explicando a situação”, revela.

Lista de medicamentos que chegaram desde fevereiro nas UBSs

Dipirona 500 mg/ml injetável
Dopamina 5 mg/ml injetável
Doxazosina 4 mg
Fenitoina 100 mg
Fenobarbital 4% solução oral
Fitas para medição Glicemia
Furosemida 10mg/ml injetável
Furosemida 40mg
Guaco Xarope
Haloperidol 2mg/ml sol Oral
Haloperidol Decanoato injetável
Heparina 5000 injetável
Hidroclorotiazida 25 mg
Isossorbida 10 mg
Levotiroxina 100 mcg
Loratadina 10 mg
AAS 100 mg
Ácido Valpróico 500 mg
Albendazol 400 mg
Alendronato de Sódio 70 mg
Amoxilina 500 mg+ Clavulanato de Potássio 125 mg Cp
Amoxicilina 50mg/ml susp oral
Atenolol 50 mg
Beclametasona 50 Mcg Nasal
Calcio 500 mg+ Vitamina D 400 UL
Carbamazepina 20mg/ml xarope
Carbonato De Calcio 500 mg
Carvedilol 6,25 mg
Cafalexina 250mg/ 5ml Susp oral
Cefalexina 500mg
Cefuroxima 500mg
Cetoprofeno 50 mg/ml injetável
Ciclobenzaprina 5mg
Cinarizina 75 mg
Ciprofloxacino 500mg
Cloreto De Sódio 20% injetável
Deslanosideo 0,2 mg/ml injetável
Nitrofurantoina 100 mg
Nitroglicerina 5mg/ml injetável
Nortriptilina 25mg
Omeprazol 20mg
Penicilina Benzatina 1200.000 UI
Permetrina 1%
Prednisolonia 3mg/ml xarope
Prometazina 25mg/ml injetável
Ranitidina 15mg/ml solução oral
Ranitidina 25mg/ml injetável
Solução fisiológica 0,9% ml injetável
Solução De Glicose 5% 250 ml injetável
Solução Fisiol 0,9% 500 ml injetável
Solução Glicofisiológica 500 ml injetável
Sulfametoxazol 400 mg + Trimetoprima 80 mg
Vitamina Complexo B comp
Vitamina K injetável
Vitaminas e Sais Minerais Comprimidos